fbpx

5 MOTIVOS PARA VOCÊ ADOTAR UM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL EM SEU NEGÓCIO

Há muitos benefícios para se ter um sistema de gestão empresarial, se você quer reduzir custos, melhorar sua gestão ou torna-la mais segura, esta é a solução certa para você. Quer saber o motivo? Então continue lendo.

Você certamente já ouviu falar em sistemas de gestão empresarial. E é muito provável que em sua empresa você possua um. Só não sei em quais condições.

Falo isso, porque, em minha experiência com a Ético, meus colegas de trabalho, que têm um contato direto com nossos clientes sempre partilharam comigo a insatisfação deles com os sistemas antigos. 

É batata, ou o sistema é antigo demais, ou não possui funcionalidades suficientes para atender as exigências da empresa. Claro, além de tantas outras coisas, dentre elas:

    • Sistemas cujo servidor só da prejuízo resultando em perca de informações;
    • sistemas que travam constantemente;
    • insatisfação em relação a implantação desse sistema.

Outra coisa que ainda é frequente e que muito nos preocupa é o fato de, empresas que querem crescer, mas realizam inúmeras atividades de forma manual. Quisera eu que isso fosse um caso ou outro, mas infelizmente isso é mais frequente do que você imagina.

Realmente, vocês empresários precisam entender que não dá. Não dá para “ocar” a barca de qualquer jeito e esperar para ver onde a coisa vai parar.

Instrumentos de gestão são essenciais e indispensáveis, por isso, se você é o tipo de gestor que quer crescer e ganhar espaço no mercado de trabalho, vale a pena conferir este conteúdo. Acredito que ele vai te dar uma luz

Até porque: É assim que o mundo dos negócios veem um empresário tentando cuidar de todas as operações diárias da empresa sem um sistema de gestão empresarial adequado.

Trabalho industrial SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL

O QUE É UM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL?

Sistema de gestão empresarial, ou ERP (Planejamento dos Recursos da Empresa), é para você que deseja potencializar as atividades de sua empresa, organizar informações a fim de diminuir custos e gastos.

Com um sistema você poderá alinhar as melhores práticas de gestão e aplica-las a sua empresa. Mensurar, analisar e recomeçar, nunca é um problema quando se tem um sistema de estão empresarial.

#FicaDica

Trocando em miúdos, um sistema de gestão empresarial é uma ferramenta que facilitará e te auxiliará em todos os processos referentes a administração de sua empresa: Seja no setor financeiro, estoque, vendas ou pessoal.

Sabemos que a realidade empresarial no Brasil é a cada dia mais desgastante. Alguns fatores como a crise econômica, têm desencorajado o espírito empreendedor na população.

Além disso, a falta de um sistema de gestão empresarial poderá afetar também o desempenho, o lucro e o controle de sua empresa. Você sabia?

E isto porque adotar um sistema de gestão auxiliará diretamente a empresa, desde o atendimento fornecido até a produtividade de seus funcionários. E ambas as características agregam valor ao seu negócio.

POR ONDE COMEÇAR?

O primeiro passo é delimitar as ações. Com objetividade, o empresário deve adaptar, gradativamente, a realidade de sua empresa com mecanismos eficientes. Neste caso, Os sistemas de gestão empresarial.

Infelizmente, no Brasil, as empresas têm sido resistentes na adoção desta prática, talvez por comodidade ou por querer manter “a tradição empresarial”; ou, ainda mais, por falta de confiança nas tecnologias.

Antes de continuar esta leitura, pare um pouco para pensar e reflita qual verdadeiro motivo tem te impedido de adotar uma boa ferramenta de gestão.

Se o problema é dinheiro, veja agora mesmo o retorno que um software de gestão pode trazer a sua empresa.

Para quebrar as objeções referentes à tecnologia, nós fizemos um texto que pode te ajudar a compreender como a tecnologia pode te ajudar a enfrentar a crise.

Pois bem, o que eu quero que você entenda é que algumas funções, como:

    • Gerenciamento de contas para pagar e receber;
    • controle de produtividade;
    • controle de estoque;
    • emissão de nota fiscal;
    • folha de pagamento de funcionários.

Ou são feitos manualmente, ou através de aplicativos de escritório. Talvez você me pergunte: Rafaela, mas o importante é fazer, não é?

Sim, é importante fazer, mas não de qualquer jeito, claro. Então eu te pergunto, qual problema desses dois métodos, manual e por meio de aplicativos?

Para a primeira realidade, nós queremos que você saiba que, algumas funções manuais exigem muito tempo. Deste modo, enquanto o funcionário poderia estar exercendo outras funções, está realizando atividades que poderiam ser rapidamente processadas por um sistema de gestão empresarial.

Além do tempo, o desgaste acarretado provocará um baixo desempenho em outras atividades e, não bastasse tudo isto, a porcentagem de acertos nunca é 100%, o que pode afetar, além de tudo isto,  o lucro da sua empresa.

Panda espantado

Por outro lado, na segunda realidade, embora os aplicativos de escritório sejam úteis e disponíveis em todos os computadores, exigirão do empresário uma série de métodos complexos para que se adaptem à necessidade da empresa, o que também exigirá tempo e atrapalhará o seu desempenho.

Consegue enxergar isso?

Embora os aplicativos sejam gratuitos, é preciso levar em consideração que, em tempos de crise, investir não é sinônimo de gastar dinheiro, já que os sistemas de gestão empresarial ampliarão em pouco tempo as potências de uma empresa.

POR QUE USAR UM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL?

Talvez ainda não esteja claro os benefícios de um sistema de gestão empresarial para a sua empresa e nós queremos te ajudar e esclarecer todas as suas dúvidas.

Você já sabe que, para que uma empresa funcione e cresça, é preciso planejamento, visão, tempo e meta estabelecida.

No entanto, acompanhar as atividades realizadas e a produtividade alcançada pode se tornar uma ação simples, prática e eficaz como você nunca viu antes.

Ao adotar um sistema de gestão empresarial, você estará agilizando, facilitando e aumentando a produtividade de seu meio de trabalho, pois:

    • Economizará tempo;
    • poupará o desgaste ao realizar algumas atividades, antes feitas manualmente;
    • ampliará seu campo de visão em relação às suas perspectivas e metas;
    • elevará 100% o êxito com que estas mesmas atividades são realizadas.

E aí, isso é interessante para você? Tudo bem, foi mesmo uma pergunta boba, afinal, qual empresário não quer estes benefícios, não é mesmo?

5 MOTIVOS QUE TE FARÃO ADOTAR UM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL

É ousado tentar delimitar os benefícios encontrados na adoção desta prática, visto a amplitude de possibilidades e potencialidades. Entretanto, nós separamos os cinco principais para que você saiba que, com um sistema de gestão empresarial você terá:

1. Segurança de informações

O sistema fornecerá ao empresário segurança de dados dos clientes e da própria empresa, evitando a perda de informações e elevando a praticidade para acessar os dados requisitados.

Além disso, o sistema também pode ser fornecido em nuvem e isto garante uma maior segurança tanto contra roubos, invasões, vírus, quanto relacionado a raques.

2. Controle e gestão dos processos empresariais

O empresário terá acesso às necessidades da empresa em tempo real, como, por exemplo, a reposição de estoque.  Você poderá determinar uma quantidade mínima de produtos no estoque e saberá o momento certo para novas compras, além de ter controle visual sobre as datas de validade e os produtos que tiveram menos giro no mercado.

Ainda mais, você poderá, de forma rápida, acessar arquivos de longa data. Terá visão sobre as prioridades, lucros, desempenho, podendo potencializar e otimizar suas decisões, corrigindo erros ou até mesmo evitando-os e diminuindo possíveis gastos.

3. Economia de tempo:

Esta é uma perspectiva que vale a pena enaltecer, já que o tempo pode ser decisivo como referencial de sua empresa. Adquirir informações com agilidade e precisão, visualizando ações futuras, como, por exemplo, contas a pagar, empréstimos ou tributos, é um grande diferencial.

Além de tudo, como já mencionado, elimina atividades manuais que demandam tempo e abrem espaço para erros e evita que você tenha prejuízos com dívidas, e se não bastasse, esta alternativa te ajudará a saber o momento certo de negociar com fornecedores, se este for o caso.

4. Adaptação às necessidades da empresa

Nós sabemos que cada empresa possui suas prioridades e objetivos de acordo com sua missão. Mais que isso: cada funcionário, com sua individual potencialidade, poderá produzir mais se em sua atividade tiver uma visão ampla daquilo que lhe é exigido.

Por exemplo: um vendedor, tendo acesso a informações relevantes de seu cliente e do produto, poderá, com mais facilidade, fechar uma venda; em outra situação, um cobrador terá mais eficiência se conseguir enxergar o histórico de seu cliente.

Deste modo, como o sistema de gestão empresarial é adaptável e flexível, cada necessidade será suprida de acordo com sua realidade.

5. Lucro

Por último, chegamos ao ponto decisivoBaseado em uma relação de custo e benefício, aNucleus Research de Boston (Massachusste) revelou, em uma pesquisa, que, a cada R$ 1,00 investido em sistemas de gestão empresarial, obtém-se um retorno de até 700%.

Isto porque, reduzindo a possibilidade de erros, a empresa estará potencializando as boas técnicas aplicadas através de melhorias na coordenação, automatização e monitorização.

Os benefícios de um sistema de gestão empresarial não cabem em uma página da internet, mas cabem inteiramente dentro de sua empresa.

A adoção de uma plataforma unificada canaliza meios mais eficientes e modernos para contornar situações adversas, como a crise, o tempo e concorrência, potencializando seu empreendimento e se destacando diante do mercado de trabalho, aliando a tecnologia aos meios avançados de produção.

Isso é interessante para você? Se sim, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais, converse com sua equipe e compartilhe conosco suas dúvidas.

Share

Somos uma empresa de desenvolvimento de software que teve o seu ponto de partida em 2013, abraçando o desafio de desenvolver um sistema flexível e adaptável. Hoje, com escritórios em Maceió e Ji-Paraná, nosso lema é a inovação e o que nos motiva é criar ferramentas gerenciais que impulsionem o negócio dos nossos clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat