fbpx

COMO UM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL PODE AUMENTAR AS VENDAS DE SUA EMPRESA

Qual desculpa você usa quando suas vendas não vão bem?

    • Falta de oportunidade?
    • Crise econômica?
    • Forte concorrência?
    • Funcionários que não sabem vender?

Bom, tudo isso é legítimo e pode até influenciar, mas uma má gestão empresarial afeta muito mais que todos estes fatores juntos. Sabia disso?

Você sabe que o mercado muda o tempo todo. As tendências mudam. As pessoas mudam. Os gostos se apuram a cada minuto. E, cá entre nós, não dá para ficar usando aquelas desculpas fajutas para justificar um mau desempenho de venda, concorda?

Pois bem, você sabia que um sistema de gestão pode aumentar as vendas de sua empresa? É isso aí. Ter um bom software aliado à sua gestão faz toda a diferença.

Quer entender um pouco mais sobre isso? Pois então continue lendo.

DOIS CRITÉRIOS BÁSICOS PARA AS VENDAS

Não existe fórmula mágica para vender mais. Mas há critérios que, quando bem seguidos, ajudam, e muito, a melhorar as vendas. Eu não vou nem bater na tecla do “ter objetivos e propósitos dos funcionários aliados ao da empresa”, porque isso, certamente, você já sabe, não é mesmo?

Pois, então, os dois critérios que você deve considerar são:

Estruturar um processo de vendas

O processo de venda é a base de tudo. Para cumprir com êxito este critério, você precisará conhecer os seus clientes, conhecer o seu produto e o seu modelo de negócio e, só então, junto à sua equipe de vendas, estruturar suas vendas.

É importante que você faça isso com muita cautela e atenção, pois, só assim, poderá definir novas estratégias para o seu negócio.

Digamos que o processo de venda é o esqueleto que dá sustentação para tudo o que você for fazer e decidir referente às vendas de sua empresa. É a partir disso que você saberá como seu cliente se comporta e como você poderá alcançá-lo sem correr o risco de perdê-lo.

Ter boas estratégias de vendas

É claro que um bom vendedor tem sempre boas estratégias. Seja na forma como se comunica com seu cliente, seja até mesmo na forma como este produto é oferecido e apresentado.

Pois bem, antes que essas estratégias sejam elaboradas, é preciso considerar 5 coisas:

1. o que e para quem você vende;

2. como alcançar o seu cliente;

3. quais os objetivos de sua empresa;

4. quais barreiras precisam ser superadas;

5. quem é a sua concorrência.

Se quiser saber mais sobre cada um desses aspectos de forma mais detalhada, você pode conferir nosso artigo sobre estratégias de vendas. Lá, eu explico melhor sobre como traçar estas estratégias de modo que as particularidades do seu modelo de negócio sejam contempladas.

PORQUE UM SISTEMA DE GESTÃO?

Pode ser que você me pergunte: Se tenho um processo de venda bem estruturado e boas estratégias, por que ter um sistema de gestão?

sistema de gestão

Esta, de fato, é uma excelente pergunta para esclarecermos por aqui.

Um sistema de gestão empresarial proporciona muitos benefícios para a sua empresa, desde os que são mensuráveis até os que não são mensuráveis. Destes benefícios, que citarei logo, afirmo que o mais determinante é a economia de dinheiro.

Apesar do custo relativo à mensalidade e à implantação, o sistema dispensa gasto com muitas outras coisas, possibilitando maiores investimentos em sua empresa que podem melhorar suas vendas, por exemplo.

Dos benefícios mensuráveis:

1. Reduz custos operacionais 

A economia corresponde a 9% e está relacionada à redução de horas extras, automação de processos que influencia na alocação dos recursos.

2. Redução de custo com matéria prima 

A economia corresponde a 15%, pois o software possibilita maior planejamento de compras e vendas a fim de evitar os desperdícios.

3. Reduz o ciclo de pedido e entrega 

A economia corresponde a 20%, já que, através da automatização, o recebimento dos pedidos é integrado com o planejamento de produção e faturamento.

4. Reduz o ciclo de fechamentos contábeis e fiscais

Economia correspondente a 19%, pois o software automatiza a geração dos arquivos SPED e informações reais, sem exportação de dados.

5. Aumento de receita

Economia corresponde a 11%, já que o software oferece melhor gerenciamento do relacionamento com o cliente, fornecendo mais informações sobre ele.

Dos benefícios não mensuráveis:

1. Aumenta a produtividade dos funcionários 

A redução de serviços manuais potencializa a atenção, disposição e agilidade dos funcionários em suas atividades e, consequentemente, contribui para que estes sejam mais eficientes e produtivos.

2. Economiza tempo 

Erros são consequências de atividades manuais. O tempo necessário para corrigi-los pode gerar impactos econômicos a curto e a longo prazo. Portanto, eles são reduzidos com o uso da tecnologia, neste caso, o software de gestão empresarial.

3. Potencializa a gestão financeira 

O controle de caixa e a gestão financeira são impactantes dentro de uma empresa. Software de gestão integrado faz com que esta atividade seja facilmente controlada, possibilitando a conciliação bancária, o planejamento estratégico, a tomada de decisão e a projeção de caixa.

4. Reduz a inadimplência 

Um bom software de gestão empresarial auxilia no cadastramento de clientes e na análise de “nome limpo”. Isto porque ele é integrado ao SPC, o que possibilita o acesso à ficha do cliente.

Caso ele tenha dívidas com outras empresas, você saberá antes mesmo que a compra seja fechada. Isto ajudará a manter o ciclo financeiro em ordem.

5. Contribui no controle de despesas

O bom planejamento estratégico influencia e contribui na redução das despesas. Mas, para que isto seja possível, o empresário precisa ter acesso e controle de todos, absolutamente todos os processos ativos dentro de uma empresa. Este controle é facilmente obtido com o auxílio de um software de gestão integrado.

E aí, esses benefícios são interessantes para a sua empresa? Eu acredito que sim.

AS VANTAGENS DE UMA GESTÃO INTEGRADA PARA SUAS VENDAS

sistema de gestão

Além de tudo o que já mencionei, o sistema de gestão empresarial é integrado. Sabe o que isso significa na prática? Significa que todas, absolutamente todas as informações de que você precisa para atender um cliente estarão unificadas em uma plataforma.

O sistema armazena as informações referentes ao pagamento de seus clientes

Por exemplo: se o cliente for inadimplente, se já tem cadastro na empresa, sua última compra, sua situação com a empresa, além de proporcionar maior facilidade quanto à forma de pagamento: limite de crédito, parcelamento e afins.

Atualiza o estoque automaticamente de acordo com as vendas realizadas

Imagine que você acabou de fechar uma venda e o produto não está mais em estoque, ou que um potencial cliente veio até sua loja com intuito de comprar, mas você não tinha o produto para oferecer-lhe.

Que desespero, não é mesmo? Você, além de perder uma venda, “queima o filme” da sua empresa. E tudo por falta de planejamento.

Pois bem, por isso que o sistema de gestão empresarial ajuda a aumentar suas vendas, pois, como ele é integrado, você sempre saberá o momento certo para renovar o seu estoque. Deste modo, você nunca mais perderá uma venda.

Possibilita que o processo de entrega seja acompanhado

Você sabe qual é a importância de fidelizar e encantar o seu cliente? Pois então, é justamente por isso que, em sua empresa, você precisa dar a possibilidade de que a entrega de um produto seja fielmente acompanhada.

Se ter informações precisas é interessante para você, então você já sabe do que sua empresa precisa.

O Ético é um sistema de gestão empresarial pensado justamente para proporcionar estas integrações da melhor maneira possível e com maior índice de qualidade. Isto aumenta o controle e, claro, o desempenho de cada setor da empresa.

Em outros tempos, (numa terra distante rsrs), cada departamento de uma empresa tinha um sistema, isto é, eram vários sistemas para cada função.

Isso diminuía a qualidade dos serviços, a comunicação e, sem sombra de dúvidas, as vendas. Isso também acontecia quando empresas utilizavam sistemas antigos, desatualizados e de baixa qualidade. Mas ainda bem que isso não acontece mais, não é mesmo?

Analise isso aí e vamos prosseguir.

QUALIFIQUE SUAS TOMADAS DE DECISÕES

Quando o seu cliente precisa de um prazo ou desconto a mais, quando ele precisa muito de um produto que está em falta, quando você precisa fechar uma compra grande. Para que tudo isso aconteça, é necessário ter muitas informações.

O que você faz? Pede para o cliente esperar e liga para alguém? Ou deixa o cliente na mão porque não sabe como ajudá-lo?

Espero que isso não aconteça em sua empresa. Mas, infelizmente, este é um cenário não muito distante de nossa realidade. Funcionários que não sabem o que fazer prejudicam, e muito, uma venda.

Espero que você saiba que, quando um cliente está satisfeito, ele fala de sua empresa para pelo menos 3 pessoas. Mas, quando ele está insatisfeito, quase 10 pessoas saberão disso.

Portanto, o sistema de gestão empresarial possibilita, potencializa e qualifica suas tomadas de decisões. Com ele, você terá todas as informações de que precisa para saber o que pode ou não fazer.

Além disso, poderá estabelecer metas realistas, pois o sistema possibilita projeção de caixa e, claro, projeção de vendas.

Por exemplo: Você analisou pelo seu sistema que determinado produto tem vendido muito bem, mas que outro não.

Com essa informação, você poderá organizar boas estratégias de marketing, ou para vender ainda mais o produto que está em alta, ou para tornar o produto não tão vendido mais visível a fim de começar a vendê-lo mais.

Saber o que você precisa saber nunca foi tão fácil, não é mesmo?

Seja referente a estoque, fornecimento de produtos, datas, financeiro, enfim. O sistema de gestão fornece todas as informações que você precisa saber para aumentar as suas vendas em tempo real e a um clique de distância.

VENDER MAIS TEM TUDO A VER COM O RELACIONAMENTO COM O CLIENTE

Sabia que fornecer um atendimento personalizado faz toda a diferença? Pois então, se o seu cliente se sente importante e valorizado em sua empresa, é muito provável que ele se fidelize.

Sabe como isso acontece? Pois bem! O Ético, por exemplo, através de relatórios, relaciona os melhores clientes, isto é, os mais frequentes, os que realizam as maiores compras e dão maior lucratividade para a sua empresa.

Através dessas informações, sua equipe de vendas terá acesso a informações, como histórico de pedidos e de interações, valores e termos de pagamento, canal de marketing preferido, produtos e/ou serviços que mais lhe interessam, assim como data de aniversário para que este cliente seja premiado e/ou receba um desconto na data de seu aniversário.

Bacana isso, não?

E o melhor é que, para isso, você não precisa de muito esforço. O sistema alinha todas essas informações em um único lugar.

O Ético é um sistema integrado ao CRM, uma ferramenta que potencializa este relacionamento com o cliente de que estamos falando. Através desta plataforma que o sistema fornece, você poderá:

    • Medir o grau de satisfação de seus clientes;
    • Ter um maior conhecimento dos clientes da sua empresa: perfil e necessidades;
    • Acessar informações relevantes sobre o cliente: o que já comprou, quanto já comprou e quando comprou;
    • Ter contato direto com o cliente de modo que a comunicação seja rápida e prática;
    • Dispor de mecanismos de ouvidoria do cliente a fim de ouvir suas queixas e sugestões para o melhoramento da empresa;
    • Conseguir maior agilidade no cadastro de seus clientes.

Agora resta saber duas coisas: Você oferece todos estes benefícios para seus clientes? Se não oferece, vai ficar de braços cruzados?

MENSURAR SUAS VENDAS TAMBÉM AJUDA A VENDER MAIS

Não há como saber se suas vendas estão sendo satisfatórias, se você não tiver como mensurá-las e analisá-las, concorda?

Até porque, sem isso, você jamais poderá saber se suas estratégias estão funcionando, o que dá para fazer melhor e quais medidas precisam ser tomadas.

É por isso que, mais uma vez, ter um sistema de gestão empresarial faz toda a diferença. O Ético, por exemplo, emite relatórios referentes às vendas realizadas e seu respectivo lucro para seu negócio.

Além disso, com o Ético você poderá determinar as margens de negociação para um vendedor – como já mencionamos -, mensurar seu desempenho e seu lucro. De acordo com os resultados obtidos, você poderá premiá-los, treiná-los e melhorar seu desempenho.

E, claro, você poderá observar também o que seu time está fazendo, seja nas interações com os clientes, nas reuniões de que participam, nas tarefas que realizam, seja no que planejaram.

O que acha disso?

Pois então, se você tem medo de investir em um sistema de gestão empresarial, certamente precisa saber o retorno que esse investimento traz.

Mas, se já conhece estes benefícios e quer uma avaliação técnica para a sua empresa,entre em contato conosco.

A Ético oferece um sistema personalizado, adaptável e flexível.

Nós não exigimos que sua empresa se adapte ao nosso sistema. É o nosso sistema que se adapta à sua realidade, ao seu modelo de negócio.

Isso, além de muitos outros benefícios.

Share

Somos uma empresa de desenvolvimento de software que teve o seu ponto de partida em 2013, abraçando o desafio de desenvolver um sistema flexível e adaptável. Hoje, com escritórios em Maceió e Ji-Paraná, nosso lema é a inovação e o que nos motiva é criar ferramentas gerenciais que impulsionem o negócio dos nossos clientes.

WhatsApp chat