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BALANCED SCORECARD: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Possuir uma ferramenta que ajuda a definir o futuro de sucesso de sua empresa é indispensável. Balanced ScoreCard (BSC) é um indicador que mostra de diferentes formas como está o desenvolvimento de seu negócio.

Quando se pergunta para um gestor como fazer para saber se sua empresa está tendo um bom desempenho, normalmente ouvimos:

– Fácil: analisando as vendas, lucros e custos do negócio.

Infelizmente, grande parte dos empresários pensa desta forma e isso, por sua vez, é o mesmo que viver olhando para trás. Embora seja importante, não é o essencial.

É fundamental que haja um planejamento adequado dentro das empresas e este planejamento precisa visar sempre o futuro.

Este é o objetivo deste texto: fazer com que você aprenda agora mesmo o que é Balanced ScoreCard, como funciona e de que forma o ajudará a ter uma ampla visão sobre sua empresa.

Vamos lá?

O QUE É UM BALANCED SCORECARD?

Antes de a metodologia Balanced ScoreCard ser desenvolvida, a forma de analisar o desempenho da empresa se dava apenas utilizando informações obtidas de resultados financeiros.

Essa técnica foi criada justamente porque uma empresa jamais conseguiria caminhar na direção correta utilizando apenas informações econômicas e financeiras.

Desde então, foram apontados novos indicadores, sendo eles:

  • Clientes
  • Processos Internos
  • Aprendizado e crescimento;

E o que já era utilizado, (financeiro), que são ligados uns aos outros, a fim de tornar a avaliação mais precisa para melhorar o desempenho das empresas.

BSC tem sido uma ferramenta muito utilizada por grandes empresas, tais como:

  • Petrobras
  • Mercedes Benz
  • Mobil

Esta técnica deixa claro e seguro o caminho a ser seguido com determinada estratégia e o que precisará ser feito para alcançá-la.

QUEM DIVULGOU A FERRAMENTA BALANCED SCORECARD?

O professor de uma das escolas de Harvard, voltada à administração de empresas, Robert Kaplan, e o presidente da Renaissance Solutions, David Norton, desenvolveram BSC – Balanced ScoreCard, que, traduzido, significa Indicadores Balanceados de Desempenho.

Divulgado através de um artigo em 1992, Balanced ScoreCard foi selecionado pelos editores da Harvard Business Review como uma das ideias de gestão mais influentes dos últimos 75 anos, e sua eficácia também fez a metodologia ser adotada por grandes empresas.

QUAL OBJETIVO DO BALANCED SCORECARD?

O principal objetivo do Balanced ScoreCard é ordenar o plano estratégico juntamente com as operações da empresa.

Visão e estratégia andam juntos.

É comum ver grandes empresas traçarem metas e, em seguida, definirem como serão alcançadas. O Balanced ScoreCard permite que o objetivo de cada gestor sobre todos os setores seja enquadrado em um indicador para que este, por sua vez, torne essas medidas mais claras para o empreendimento, bem como o caminho para alcançar as estratégias mais objetivo.

Associar objetivos e indicadores é importante.

Após a primeira etapa, é necessário fazer o ligamento de todas as sugestões com os indicadores do Balanced ScoreCard. Assim, os gestores compreenderão a relação entre cada um deles, onde um pode melhorar o outro e onde pode prejudicar.

Com isso, é possível que os gestores engajem seus funcionários a seguirem sempre um plano de ação, criando metas e otimizando processos internos. Deste modo, fica mais fácil conduzir os colaboradores para que não “se desviem” do objetivo inicial de sua empresa.

Sendo assim, o objetivo principal do Balanced ScoreCard é alinhar ações e estratégias, a fim de ter um objetivo alcançado de modo que o gestor acompanhe o desenvolvimento de sua empresa com os olhos fixos no futuro do seu negócio.

balanced scorecard

COMO FUNCIONA O BALANCED SCORECARD?

Antes de começar a fazer uso da ferramenta Balanced ScoreCard, é preciso que haja um planejamento estratégico, fazendo levantamento da situação atual de sua empresa, quais são seus objetivos, o que será feito para ser alcançado e qual tempo pré-definido para serem realizados.

Após ter definido um planejamento estratégico, é hora de começar a trabalhar com Balanced ScoreCard.

Como citei anteriormente, a ferramenta é composta por 4 indicadores importantes:

  • Processos internos;
  • Aprendizado e crescimento.

Inicialmente, o gestor irá fazer uma lista de objetivos a serem alcançados pela empresa, bem como definirá a meta e o valor que pretende atingir.

Depois de todos os objetivos serem listados, é hora de enquadrá-los em cada perspectiva de indicadores, para que, assim, seja analisada a conexão entre ambos.

Passando por todas essas etapas, você terá em mãos a missão de sua empresa e o alinhamento exato de como as coisas devem ocorrer.

O Balanced ScoreCard lhe permite, também, fazer um acompanhamento para observar os desvios que estão ocorrendo ao longo do processo. Assim, você tomará medidas que mantenham o foco.

BALANCED SCORECARD NA ADMINISTRAÇÃO

O administrador tem 4 principais funções:

  • Planejamento;
  • Organização;
  • Direção;
  • Controle

O Balanced ScoreCard se emprega em todos esses processos de administração da seguinte forma:

Planejamento

São as ideias de melhorias, metas e objetivos que o administrador tem em mente que se apliquem em sua empresa. Neste ponto, seriam todos listados, debatidos e aprimorados.

Organização

O administrador teria como tarefa preencher cada indicador (financeiro, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento) e fazer a relação de causa/efeito, com as propostas que listou anteriormente.

Direção

Aqui é a hora fazer os últimos ajustes e colocar o processo para validar dentro da empresa.

Se necessária, a proposta terá que ser apresentada para acionistas, gerentes e funcionários, para que, assim, comece a “rodar” o processo dentro da empresa.

Controle

Após as etapas anteriores, o controle é o mais simples a ser seguido, pois exigirá do administrador apenas o monitoramento mensal ou trimestral. Isto porque, sempre que houver algum desvio, ele agirá com uma ação corretiva.

O Balanced ScoreCard pode ser aplicado em quaisquer áreas, porém, é claro, respeitando a realidade de cada lugar aplicado.

BALANCED SCORECARD: INDICADORES

Como já vimos, o BSC possui 4 grandes indicadores importantíssimos para a análise e efetividade da empresa. Mas, em que consiste esses 4 indicadores? É o que veremos.

Financeiro

O indicador financeiro deve conter metas/objetivos financeiros que serão obtidos a longo prazo. Lucratividade, retorno de investimentos e redução de custo são exemplos de dados que podem ser incluídos na perspectiva financeira.

Todas as ações praticadas nesse indicador precisam ser relacionadas com os demais indicadores, pois toda modificação existindo em quaisquer um dos outros existentes acarretará diretamente na perspectiva financeira.

Essa perspectiva tem base em: como aparecemos aos nossos acionistas.

balanced scorecard

Clientes

Ao indicador de clientes, cabe ter as informações sobre mercado, satisfação de clientes, obtenção de novos clientes.

As estratégias existentes que podem melhorar este cenário seriam, por exemplo:

  • Variedades e qualidade de produtos;
  • Preço;
  • Serviço;
  • Atendimento às necessidades dos clientes.

Espero que tenha ficado clara, aqui, a ligação entre este indicador e o que vimos anteriormente: financeiro.

Ou seja, quanto mais o atendimento e a diversidade dos produtos melhorarem, mais aumentará o número de clientes e vendas. Aumentará, também, a demanda por variedades.

Essa perspectiva se baseia em: como os clientes nos veem.

Processos internos

Em processos internos, empregam-se informações como:

  • Falhas;
  • Qualidade do produto;
  • Demora nas atividades internas.

Aqui consiste basicamente em analisar todas as informações necessárias para a sua empresa melhorar e ter um bom impacto na perspectiva de clientes e, assim, gerar rentabilidade financeira.

Exemplo desse indicador seria:

  • Capacitação de funcionários para se obter melhor satisfação dos clientes;
  • Otimização de processos internos para reduzir custos;
  • Investimento em tecnologia para produzir produtos com mais qualidade.

Procurar, sempre, inovação para melhorar seu empreendimento para com os clientes e para com o mercado competitivo.

Para ajudá-lo, há uma pergunta simples que você pode se fazer para identificar onde deve melhorar: em que temos que ser excelentes?

Pois, então, faça esta pergunta para você e para outros influenciadores e mão na massa.

Aprendizado e crescimento

A capacitação de funcionários está diretamente ligada a este indicador. Com ele, analisamos coisas como:

  • Como podemos ter qualidade nos produtos?
  • Como podemos ter um melhor atendimento ao cliente?

A resposta para ambas as perguntas é: capacitando seu funcionário, engajando-o, para que ele se sinta como parte da empresa e, assim, possa participar ativamente no processo que o Balanced ScoreCard proporciona.

Uma pergunta que pode ser útil para esta etapa é: Como podemos melhorar e criar valor?

Vimos, aqui, que todos os indicadores têm uma relação entre si. Se, por exemplo, o seu objetivo é ter maior lucratividade, você terá que capacitar seus colaboradores com cursos de vendas ou atendimento ao cliente e investir em tecnologia que agilizará os processos internos (seus funcionários levarão menos tempo para executar uma tarefa).

Deste modo, conseguirá aumentar a satisfação de seus clientes com produtos de melhor qualidade, assim como um bom atendimento e, consequentemente, aumentará seus lucros.

BALANCED SCORECARD: EXEMPLOS

Mostraremos, agora, um exemplo claro de como usar a ferramenta BSC na prática.

Objetivos:

  • Aumentar vendas
  • Baixar custos
  • Maior exatidão de caixa
  • Melhorar a satisfação do cliente
  • Diminuir o tempo de espera
  • Possuir produto de qualidade
  • Melhor tecnologia
  • Produção de qualidade
  • Melhor mão de obra
  • Maior número de profissionais capacitados
  • Engajar os funcionários
  • Reconhecimento e recompensas

Identificar Indicadores:

balanced

Resolução:

A empresa “Rondônia Móveis” tem como objetivo:

móveis

  • Disponibilizar produtos de qualidades conta muito no aumento de suas vendas, e, para isso, é necessário possuir uma produção de qualidade, com profissionais qualificados.
  • E, finalizando, para que todos os processos dentro de sua empresa fluam de forma positiva, é necessário reconhecer o trabalho de seus colaboradores e gerar gratificações (recompensas), para que, assim, possam estar sempre engajados,melhorando suas tarefas executadas (mão de obra).

CONCLUSÃO

Você consegue, agora, compreender a importância que existe em utilizar Balanced ScoreCard alinhado ao planejamento estratégico de sua empresa?

Os indicadores – financeiro, clientes, processos internos, aprendizado e crescimento – são de crucial importância quando se diz respeito à análise de desenvolvimento empresarial.

Não analise sua empresa pelo retrovisor!!!

Com o uso do Balanced ScoreCard, é possível estar sempre “prevendo” os próximos passos de sua empresa, e, assim, tomar medidas antecipadas para evitar futuros erros irreparáveis.

Se quiser prosseguir com sucesso no mercado, pare agora de observar de forma primitiva o desenvolvimento de sua empresa, sempre em cima de dados de meses anteriores. Mude agora, pois está sendo ultrapassado.

Gostou? Espero tê-lo ajudado.

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Somos uma empresa de desenvolvimento de software que teve o seu ponto de partida em 2013, abraçando o desafio de desenvolver um sistema flexível e adaptável. Hoje, com escritórios em Maceió e Ji-Paraná, nosso lema é a inovação e o que nos motiva é criar ferramentas gerenciais que impulsionem o negócio dos nossos clientes.

One Comment

  1. Hermes Dagoberto Reply

    Gostei e me identifiquei com o conteúdo da divulgação, creio que pode ser útil para meu negócio. Seria bom manter uma forma de contato para acompanhar novas informações.

    Veja nosso site e se for útil, ficamos a disposição.
    Sds.

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