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O QUE DEVO ESCOLHER, UM SOFTWARE DE CRM OU UM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL?

Sabe aquele jargão que diz: “Não sei se caso ou se compro uma bicicleta”? Pois é! Não saber qual decisão será a mais acertada é um processo natural que o leva à reflexão e à análise das possibilidades.

O que não pode é você não fazer nada ou, depois de tanto pensar, acabar fazendo a escolha errada, não é mesmo?

Pois bem, com a sua empresa pode ocorrer algo semelhante. Chega um momento em que novas ferramentas devem ser avaliadas e levadas em consideração para o melhor desempenho do negócio. Afinal, conforme o tempo passa, é normal que as exigências se tornem ainda maiores.

E, com as exigências, se medidas não forem tomadas, os problemas também aparecem. Mas, como ninguém aqui está à busca de problemas, e, sim, de soluções, vale a pena fazer uma boa análise a fim de se fazer a melhor escolha possível.

Se você leva as necessidades de sua empresa a sério, continue lendo este texto para compreender qual melhor ferramenta de gestão escolher.  Vamos lá?

O QUE É UM SISTEMA DE GESTÃO E UM SOFTWARE DE CRM?

Antes de qualquer decisão – e até mesmo antes de qualquer análise -, você precisa conhecer as suas escolhas. Por exemplo: neste caso, você está levando em consideração a gestão de sua empresa, como elas podem ser úteis?

CRM

Bom, isso vai depender da sua funcionalidade. Vamos conhecer um pouco mais sobre as duas?

Sistema de gestão empresarial:

Um sistema de gestão empresarial é uma ferramenta muito ampla que possui uma atuação muito diversificada dentro de uma empresa.

Geralmente o sistema é dividido em módulos/funcionalidades, que são configurados de acordo com a necessidade da empresa como um todo – e seus respectivos setores –, para que, com as informações integradas, o controle administrativo seja mais prático e eficiente.

Como já falamos em outro momento aqui no blog: com um sistema, você poderá alinhar as melhores práticas de gestão e aplicá-las à sua empresa. Com esta ferramenta, mensurar, analisar e recomeçar nunca é um problema.

Assim, você conseguirá analisar dados, tomar decisões precisas, automatizar processos e ter um controle mais seguro, rígido e eficiente sobre todos os setores e processos em sua empresa: seja estoque, caixa, seja cliente.

Software de CRM:

Como já especificamos em outro momento, CRM significa Customer Relationship Management, ou seja, Gestão do Relacionamento com o Cliente.

Um software de CRM está completamente voltado para a relação que a empresa estabelece com o cliente, que se dá desde a hora da compra até os processos de pós-venda.

Diferente do sistema de gestão empresarial, que atua na gestão como um todo – e, ao mesmo tempo, de forma bem específica –, o CRM está centrado nas ações e medidas para a fidelização de clientes.

Esta ferramenta auxilia-o na hora de tomar decisões em relação a um cliente, seja no processo de identificação de perfil, de fidelização, seja para melhorar o desempenho de sua equipe de vendas, o armazenamento de dados, dentre tantas outras coisas voltadas para esta relação empresa-cliente.

Agora, com os devidos esclarecimentos feitos, você já sabe qual rumo está tomando e precisa analisar as necessidades de sua empresa.

COMO FAZER UMA ANÁLISE?

Como você já deve ter percebido, não existe uma resposta pronta, do tipo:

Empresas pequenas devem escolher tal ferramenta, as médias tal e as grandes tal.

Não, definitivamente não é assim que funciona. A escolha certa dependerá muito da necessidade de sua empresa, isto é, das exigências que precisam ser atendidas e, para isso, você precisa, sim, analisar e observar bem a sua realidade empresarial. Por exemplo:

O que você está buscando?

Melhorar a posição de sua empresa no mercado, aumentar o número de vendas, conquistar novos clientes? Então, o CRM é a melhor opção.

No entanto, se você busca reduzir custos operacionais, aumentar sua credibilidade, diminuir os gargalos referentes à gestão, melhorar a comunicação interna e potencializar a empresa como um todo, um sistema de gestão empresarial, sem dúvidas, é a melhor opção.

sistema

Quais suas maiores dificuldades atualmente?

Se suas maiores “dores de cabeça” estão voltadas para a sua equipe de vendas e seus clientes, o CRM poderá ser um grande aliado.

Em contrapartida, se os problemas estão mais generalizados, isto é, referem-se a estoque, financeiro, funcionários, fornecedores, dívidas, etc., então, o melhor auxílio virá do sistema de gestão empresarial.

Esta análise é importantíssima e deve estar direcionada à realidade de sua empresa e não às suas concepções pré-concebidas sobre o assunto.

Por exemplo: pode ser que, no calor do momento e na falta de pesquisa, você opte por um CRM, já que, neste momento, sua receita está baixa porque o processo de implantação é mais trabalhoso, ou por uma má experiência com outros sistemas.

Acontece que, naquele momento, sua empresa não precisava somente de um CRM, mas de um sistema de gestão. Bom, isso pode gerar-lhe mais custos, concorda? Afinal, o problema não foi resolvido ainda.

CRM INTEGRADO AO SISTEMA DE GESTÃO.

Se, ao término da análise, você tiver constatado que precisa das duas soluções, não fique desesperado. Este também é um processo natural, afinal, em uma hora ou outra você vai mesmo precisar das duas coisas.

sistema de gestão empresarial

Mas isto, ao contrário do que se imagina, não é um problema tão difícil de se solucionar. Até porque um sistema de gestão não é um conjunto de vários sistemas integrados?

Pois então, se você fizer uma boa escolha, a funcionalidade de um CRM também estará unida a esta ferramenta, não é mesmo?

Pois bem, é isso que o Ético oferece. Além de possibilitar uma melhora significativa em sua empresa como um todo, ainda dá uma atenção especial quando o assunto é o seu cliente.

Com o Ético, você poderá realizar o cadastro de forma mais prática e completa, além de emitir relatórios com informações relevantes para as tomadas de decisões estratégicas. Isso é muito bom, não é mesmo?

Além disso, o Ético é um sistema flexível que se adapta ao seu modelo de negócio de modo que você conseguirá gerenciar de forma mais eficiente os setores de sua empresa, já que o sistema não é modelado, e, sim, modelável.

E o que isso significa? Significa que você não precisará encaixar a sua empresa no sistema. É o sistema que se adapta à sua realidade e às suas necessidades empresariais a fim de melhor atender suas exigências.

Isso é realmente muito bom, não é mesmo? Espera só até você colocar na ponta do lápis e se certificar de que o retorno sobre o investimento que a ferramenta oferece torna tudo muito mais interessante, já que, com este investimento, sua empresa terá muito mais condições para lucrar e crescer.

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Somos uma empresa de desenvolvimento de software que teve o seu ponto de partida em 2013, abraçando o desafio de desenvolver um sistema flexível e adaptável. Hoje, com escritórios em Maceió e Ji-Paraná, nosso lema é a inovação e o que nos motiva é criar ferramentas gerenciais que impulsionem o negócio dos nossos clientes.

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