fbpx

COMO ESCOLHER UM SOFTWARE DE GESTÃO PARA MINHA EMPRESA

Você sabe como escolher um software de gestão para sua empresa? nesse artigo você vai aprender de forma definitiva, como escolher um software de gestão para o seu négócio.

Quero iniciar esse artigo fazendo as seguintes perguntas: o que é um bom software de gestão para você? Aquele feito em Delphi, Java, PHP? Que usa banco de dados Oracle, Postgres, SQL Server?

– Deixa que eu respondo… hummm!!

-Não!?

-Definitivamente não!

Eu, Thiago Luiz, sou engenheiro de software e, atualmente, estou atuando como diretor comercial na Ético. Estas são as perguntas que recebo com maior frequência durante as reuniões de apresentação do sistema:

    • Qual banco de dados vocês usam?
    • Qual linguagem de programação usada em nossas soluções?

Não estou dizendo que não sejam perguntas importantes. Porém, não é o mais relevante. Para escolher um software de gestão, precisa de mais; você vai entender o porquê.

Escolher um software de gestão para empresa, avaliando somente algumas características técnicas, não é recomendado.

Pode ser que esse não seja o seu caso, amigo leitor. Continue lendo com carinho esse artigo, ele é bem esclarecedor e vai ajudá-lo na hora de escolher um software de gestão para sua empresa.

Quer um exemplo comum disso? Vamos lá!

“Meu amigo disse que o software de gestão atende a empresa dele muito bem porque usa banco de dados Oracle ou porque foi feito em Java.”

software de gestão empresarial

Escolhas dessa forma podem trazer duras consequências. Deixe-me te explicar o porquê:

IMPLANTEI UM SOFTWARE NOVO DE GESTÃO, QUE ARREPENDIMENTO!

Durante as visitas de vendas que faço, como mencionei acima, sempre escuto as seguintes reclamações de pessoas que escolheram mal um software de gestão para sua empresa:

Thiago, não estou nada contente com meu software de gestão. Passei tanta raiva que não quero saber de troca-lo nunca mais, não sei escolher o software de gestão.

 

Thiago, Foi uma escolha ruim, investi tanto dinheiro que, financeiramente, é inviável sair agora ou trocar de software de gestão. Vou ter que superar.

 

Thiago, perdi bons funcionários por ter escolhido de forma ruim o software de gestão.

 

Thiago, ao escolher o software de gestão, não foi nada do que o vendedor me falou. Os problemas da minha empresa se tornaram ainda maiores.

 

Pois bem, meu caro leitor, uma das coisas mais tristes é tomar uma decisão errada, não é mesmo? Ainda mais quando se trata de algo tão sério quanto o software de gestão empresarial, que é o coração de seu negócio.

Vejo que os empresários perdem todo o chão sob os seus pés. Além disso, perdem dinheiro, tempo e bons funcionários. É triste, mas estou escrevendo esse artigo para que você não apenas dê a volta por cima, mas, principalmente, evite uma decepção, sabendo como escolher o melhor software de gestão para o seu negócio.

Esse fracasso na escolha de um software de gestão para sua empresa, ocorre porque, muitas vezes, as informações importantes são deixadas de lado e apenas o que é irrelevante é discutido, como, por exemplo, ficar encantado pelo banco de dados que o sistema possui ou pela linguagem na qual ele foi feito.

Infelizmente, isso acontece muito. Essa é a realidade de quase todas as empresas. Em muitas visitas que faço, o empresário chama alguém da área técnica e pede-lhe para avaliar se o software de gestão é bom. Mas, ser bom é muito subjetivo, não acha?

O que é bom para o seu concorrente nem sempre é bom para você em relação a um software de gestão. O segmento pode até ser o mesmo, mas a cultura organizacional, não.

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração, durante a escolha de um software de gestão para sua empresa, é a sua equipe – até porque nenhuma empresa cresce ou vai crescer sozinha. Toda empresa é um organismo vivo em que todos, ou a grande maioria, estão trabalhando para um objetivo comum: O sucesso do negócio.

Não envolver os colaboradores é outro fator de fracasso na escolha de um software de gestão. Nós temos um artigo bem interessante sobre a importância da participação dos colaboradores. Recomendo que o leiam.

Você precisa levar em consideração como sua equipe reagirá a esta escolha, se ela está preparada, como os implantadores de software de gestão os treinarão, qual suporte será necessário nesse período de preparo.

Será que a empresa que você escolheu para prestar este serviço será fiel a este aspecto tão importante? Eu te darei dicas ao decorrer do texto para que avalie estes aspectos que mencionei. Afinal, um software de gestão é indispensável, mas ele não faz milagre. Fique atento!

IMPLANTEI UM SOFTWARE DE GESTÃO NOVO DE GESTÃO. SUCESSO!!!

O sucesso em relação a como escolher um software de gestão para  sua empresa depende do alinhamento entre software, cultura e objetivos de negócio da empresa.

Para isso, é necessário um bom gerenciamento, comprometimento da alta direção e a compreensão dos usuários em relação à mudança.

A implantação é um processo caro, demorado e exige que a organização repense sua estrutura e processos. A equipe de implantação deve conhecer o software de gestão e os processos de negócio da empresa.

Isto porque o empresário pode comprar para o seu negócio o melhor “Software de gestão”. Mas, se não houver uma sinergia entre o que a empresa busca e o que o software de gestão oferece, o projeto será malsucedido.

O grande diferencial da Ético consiste na honestidade em não querer só vender um software de gestão para sua empresa, mas, principalmente, resolver todos os problemas de gestão que possam enfrentar, de modo que os objetivos da empresa estejam alinhados com nosso software de gestão empresarial e não o contrário.

Percebe a diferença?

Sim, nós sabemos que nenhuma empresa é igual à outra, mesmo que estejam atuando em seguimentos semelhantes. Então, antes de o software de gestão entrar em produção, nós:

1. Verificaremos quais são as principais dificuldades que você tem com o seu sistema atual.

2. Analisamos, com toda a equipe, qual o melhor caminho para resolver os problemas.

3. Analisamos quais os objetivos do seu negócio a curto, médio e longo prazos.

4. Modelamos a nossa solução e apresentamos a toda a equipe.

Sim, o nosso diferencial é apresentar uma solução a sua medida. Nós não mudamos o ritmo de sua empresa e essa, de longe, é a nossa intenção. Nós respeitamos a sua política de administração e nos adaptamos a sua empresa.

gestão

CUIDADO COM VENDEDORES DE SOFTWARE DE GESTÃO

Escolher um software de gestão para empresa exige cuidados, e um dos grandes problemas são vendedores.

Alguns vendedores de softwares são totalmente técnicos e irão levar em consideração somente a parte tecnológica. Já outros são totalmente opostos e não possuem conhecimento técnico algum.

Por isso, nós lhe apresentaremos alguns pontos que você deve levar em consideração e tomar muito cuidado em relação a escolher um software de gestão. São eles:

1. vendedores que só querem números;

2. vendedores que se preocupam apenas com a venda e fazem dos problemas de gestão algo secundário;

3. vendedores que já ganharam muito dinheiro com vendas e não se preocupam mais com isso.

Para escolher um software de gestão, você precisa ter boas referências a respeito do vendedor. Sim, sobre o vendedor, por isso:

    • Procure se informar sobre os clientes que ele já atendeu e realizou vendas recentemente;
    • Ligue para essas pessoas e procure se informar sobre a conduta do vendedor; se ele correspondeu às expectativas do que fora prometido; se ele mentiu durante a venda; se ocultou algum tipo de informação que influenciaria no processo de venda do sistema;
    • Verifique se, após a venda, o vendedor se isentou de qualquer responsabilidade.

BUSQUE REFERÊNCIA NO CEMITÉRIO

Você deve estar pensando que não sei mais o que estou falando. Afinal, buscar referências no cemitério? em relação a escolher um software de gestão para empresa? Sim, mas deixe que eu explique.

Os vendedores de software utilizam uma técnica de marketing que funciona mais ou menos assim:

“Mais de 1000 clientes satisfeitos” ou “As vendas dos nossos clientes foram aumentadas em 10x”.

Estas frases funcionam como gatilhos mentais, e eu aposto que você lembrou de algo parecido. O marketing nos mostra apenas o sucesso, mas não os projetos que fracassaram, muito menos os porquês do fracasso.

É importante saber que nem sempre existe sucesso e, ainda mais, muitas vezes o fracasso é mais recorrente que o sucesso. Por isso, insisto em que você busque referência com quem deixou de ser cliente, entendendo os motivos que os levaram a deixar os vendedores.

Isto é o que chamo de buscar referências no cemitério. Use essas dicas e busque referência antes de escolher um software de gestão

COMPREENDA A CULTURA E OBJETIVOS DE NEGÓCIO DA EMPRESA

Agora que você já sabe que o sucesso na escolha de software de gestão para sua empresa depende do alinhamento entre software, cultura e objetivos de negócio da empresa, vou listar alguns outros tópicos que você também deve levar em consideração.

    • Quais são suas maiores dificuldades?
    • O que você já fez para resolver o problema?
    • Esse(s) problema(s) é (são) resolvido(s) via software de gestão ou é um problema organizacional?
    • Quais são seus objetivos atuais?
    • Quais são seus objetivos futuros?
    • Quais os principais desafios do seu negócio?

Escreva tudo isso antes de de escolher um software de gestão para sua empresa. Não inicie uma negociação perguntando ao vendedor o que ele tem para oferecer-lhe. Você deve, primeiramente, apresentar os seus objetivos para, então, saber como ele pode ajudá-lo.

Você deve estar se perguntando se existe isso no mercado a um custo acessível. Tenho uma boa notícia para você: a Ético Software foi criada para resolver essa “dor” que você tem passado, levando tudo isso até você a um baixo custo.

Nós estamos gradativamente nos tornando referência no mercado de software de gestão para empresa, justamente por esses fatores:

    • Nós respeitamos sua empresa;
    • Atendemos as suas necessidades;
    • Fornecemos um treinamento eficiente;
    • Solucionamos o seu problema.

Dê valor ao seu negócio. Faça a escolha certa.

Mas não acaba aqui. Prossigamos!

PREVISIBILIDADE DOS GASTOS: UMA CAUSA JUSTA

Você sabe que o mercado muda e que é necessário inovar sempre o seu modelo de negócio para estar à frente da sua concorrência.

Agora imagine: você tem um orçamento definido para o ano todo, perdeu semanas organizando e chega um momento em que é preciso fazer um recurso exclusivo no seu software de gestão, mas o fornecedor cobra um rio de dinheiro pela novidade.

Como fazer? Fica sem fazer.

Isso acontece constantemente nas empresas que visito. Na Ético software, você não terá custo com melhorias após a implantação do software de gestãoo que garante sua previsibilidade dos gastos.

Não se preocupe com o seu planejamento financeiro, a Ético não vai afetar, pelo contrário, nós iremos contribuir com você, primeiro, não cobrando custos adicionais, como mencionei acima, segundo, ajudando você a se organizar. Quer saber como? A gente te explica.

SÉRIO, EU AINDA PRECISO DE UM SERVIDOR DEDICADO PARA O SOFTWARE DE GESTÃO?

Na escolha de um software de gestão, é importante analisar se você realmente precisa ter um servidor dedicado dentro da empresa, pois gera um grande custo, com refrigeração, eletricidade e, em muitos casos, pode até mesmo queimar uma peça ou ficar indisponível, mesmo que seja redundante.

Outro fator importante na escolha de um software de gestão para o seu negócio é se você precisará de alguém que faça toda a gerência do servidor, seja ele funcionário de sua empresa, seja ele terceirizado, o que faz com que seus custos sejam maiores.Acredito que seu objetivo seja economia e não aumento das despesas.

Na Ético, trabalhamos com software de gestão empresarial em nuvem, o que reduz em mais de 90% os custos com servidores. Além disso, você não precisará se preocupar com backup de dados. Nós fazemos todo o trabalho por você e de graça.

SUPORTE TÉCNICO PARA O SOFTWARE DE GESTÃO DEVE SER IMPECÁVEL

Antes de escolher um software de gestão, procure saber como é o suporte técnico para o software de gestão. Se é necessário abrir um chamado em um helpdesk, esperar horas por uma resposta, ou se existe uma central de atendimento por telefone que responde à sua necessidade.

Na Ético, temos, dentro do nosso software de gestão, uma suíte de suporte em que você poderá pedir ajuda sem a necessidade de abrir chamado via ticket ou ter que ligar.

A Ético ajuda-o em menos de 1(um) minuto com um profissional de suporte pronto para auxiliá-lo a qualquer momento.

Imagine que você está com um cliente e precisa fechar uma venda urgente. Neste caso, o suporte precisa ser ágil. Nós, da Ético, fazemos isso e temos mais de 98% de satisfação no atendimento dos nossos clientes.

PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO SOFTWARE DE GESTÃO

Uma das coisas mais difíceis não é aprender algo novo, mas, sim, esquecer o que já se aprendeu. Com um software de gestão, isso não é diferente.

A Implantação do software de gestão deve seguir um modelo estruturado para que tudo aconteça em um tempo adequado, de modo que os colaboradores se adaptem com maior facilidade à um novo software de gestão.

etapas da implantação

Nós nos preocupamos muito com isso. Levamos a sério não somente as dores de nossos clientes, como também de todos os influenciadores, neste caso, os seus funcionários.

Para alcançar este propósito, nosso objetivo é tornar as coisas mais naturais possíveis para resolver os problemas dos nossos clientes.

Vou citar aqui como funciona todo o nosso processo de projeto de implantação:

1. Mapeamento da estrutura organizacional:

Antes de iniciar com o software de gestão, é levantado todo o mapeamento da empresa do cliente, o funcionamento interno e como os setores dialogam entre si, quem são os responsáveis pelos setores.

2. Levantamento de requisitos:

Após o mapeamento, será necessário conversar com o responsável de cada setor para entender as suas dificuldades e poder automatizar os seus processos. Verificar o que é preciso ser ajustado no software de gestão da Ético, para atender o cliente com excelência.

3. Desenvolvimento:

Nesta etapa, se necessário, a Ético iniciará o desenvolvimento ou ajuste dos módulos do nosso software de gestão.

4. Migração de dados:

Iniciar a migração dos dados do antigo software de gestão utilizado pelo cliente para o software da Ético.

5. Instalação da aplicação:

Instalar a aplicação e disponibilizar para o cliente o acesso ao software de gestão.

6. Parametrização:

A Ético, junto ao cliente, vai parametrizar o software de gestão com os dados da empresa, forma de pagamento, formação de preço e demais dados necessários para que deem início as atividades.

7. Treinamento da equipe:

Treinamento do cliente antes de iniciar com o software de gestão em produção, bem como acompanhamento pós-produção.

8. Acompanhamento:

A Ético vai disponibilizar uma equipe para que fique dentro da empresa do cliente. Com isso, pode-se tirar qualquer dúvida de forma rápida durante alguns dias.

Você aprendeu com esse artigo com o escolher um software de gestão para sua empresa, e percebeu que a é Ético é uma empresa de grande responsabilidade.

Nós não queremos apenas números, nós queremos qualidade e acreditamos que é essa qualidade que você deseja para sua empresa.

Não perca a oportunidade de levar a melhor opção para sua empresa. Fale com um consultor e agende uma consulta técnica gratuita. Você não estará assumindo compromissos, apenas analisando propostas.

Share

Somos uma empresa de desenvolvimento de software que teve o seu ponto de partida em 2013, abraçando o desafio de desenvolver um sistema flexível e adaptável. Hoje, com escritórios em Maceió e Ji-Paraná, nosso lema é a inovação e o que nos motiva é criar ferramentas gerenciais que impulsionem o negócio dos nossos clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat