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DESCUBRA COMO A FRENTE DE CAIXA PODE MELHORAR A SUA EMPRESA

Onde uma venda começa e onde ela termina?

Se você é varejista e está preocupado com o seu negócio e o desempenho de sua empresa, certamente já se fez esta pergunta. Caso ainda não tenha feito, este é um questionamento sobre o qual vale a pena refletir.

Falo isso porque, se o objetivo de uma empresa é vender – e vender bem -, falhar em qualquer etapa de venda pode colocar tudo a perder, concorda?

Tudo fica mais fácil quando você estrutura um processo de vendas e define estratégias para cada etapa. Mas, será que você está considerando todas as etapas determinantes para uma venda???

Pois bem, neste artigo você descobrirá. Portanto, não deixe de ler.

O QUE É UM PDV?

PDV é a sigla para ponto de venda que, de forma geral, é qualquer local onde o cliente esteja em contato com o produto e faça o pagamento por ele.

Poderíamos citar como exemplos de PDV, segundo a rede jornal contábil:

    • um display de mercadorias dentro de uma loja;
    • balcões, estandes e lojas em contêineres montados temporariamente;
    • lojas temáticas e megastores

Mas, neste caso, o ponto de venda que quero trabalhar com você é a frente de caixa de sua empresa, o local-chave onde a venda termina.

(Lembra-se de que perguntei se você sabia onde a sua venda termina? Está aí a resposta.)

Isto porque, em todo processo de venda, há um imenso esforço para que ela se concretize. Este esforço vai desde a estruturação da vitrine de sua loja, o treinamento dos vendedores, a organização e controle de estoque, até a qualidade dos produtos e preços.

O problema é que tudo isso pode ser jogado fora caso o seu PDV como frente de caixa esteja sendo motivo de frustração para seus clientes. Ele pode até não desistir de comprar, mas provavelmente ele não se tornará um cliente fiel.

Mas, afinal, o que é frente de caixa?

O QUE É A FRENTE DE CAIXA?

A frente de caixa, também considerada como um PDV, conforme já definimos agora pouco, é o local onde a venda se concretiza. Diga-se de passagem: é a etapa final de uma venda.

E é aqui que todo esforço feito por você e sua equipe de venda pode ser ou bem-sucedido, ou jogado no lixo. E não estou sendo exagerada.

Você já procurou a avaliação de algum restaurante ou qualquer outro local de vendas e viu a seguinte apreciação:

O ambiente é ótimo, assim como o produto, mas o atendimento é muito demorado.

Isso também pode estar acontecendo dentro de seu negócio: sua equipe de vendas faz um trabalho excelente, mas, na hora de pagar, o cliente precisa esperar 30 minutos ou mais. Isso pode fazer com que você perca vendas e potenciais clientes.

Sem contar nos gargalos que podem ser evitados com uma boa frente de caixa. Para isto,é preciso otimizar o seu processo de atendimento e todos os aspectos que o envolvem, como por exemplo:

    • ampliar as formas de pagamento;
    • facilitar a emissão de notas fiscais;
    • investir em agilidade de atendimento;

E tudo isso porque, segundo a Pesquisa Nielsen70% das decisões de compra são no PDV.

Pois bem, que isso seja motivo para que você dê uma atenção especial para a sua frente de caixa porque, se por causa disso você começar a perder seus potenciais clientes e, consequentemente, seus futuros clientes – já que a frustração de um cliente sempre é espalhada para os outros –, você estará perdendo muito. Concorda?

Então, para que você compreenda melhor sobre a relação entre sua frente de caixa e o relacionamento com seu cliente, continue lendo.

COMO A FRENTE DE CAIXA PODE AJUDAR NA FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES?

frente de caixa

Ninguém gosta de esperar. Ninguém gosta de buscar uma informação e não ter quem a forneça. Ninguém gosta de mal atendimento. Por qual motivo você acha que seu cliente toleraria isso?

Você deve ter em mente que não é só a sua empresa que fornece o que você fornece. Há por aí uma enorme concorrência querendo passá-lo para trás e tudo o que você não pode fazer é dar brechas.

Por isso, vale a pena todos os esforços para que a experiência de seu cliente em sua loja seja a melhor possível e isto está incluso no pacote da fidelização de clientes.

Você certamente já deve saber que manter um cliente é muito mais lucrativo que conquistar outros. Não que uma coisa substitua a outra, mas é só uma forma de mostrar-lhe que vale a pena investir nisso.

Mas, há algo que algumas pessoas menosprezam muito, que é a importância da frente de caixa no processo de fidelização do cliente. Acham que, se o cliente decidiu comprar todo o resto, já está ganho.

Pois bem, não é por aí. Não é porque uma venda foi efetuada que ela voltará a acontecer.

Se nesta etapa você não conseguir manter a satisfação do seu cliente, há sérias chances de que tudo tenha se perdido. Lembra-se de que eu disse que todo esforço da sua equipe pode ser jogado no lixo?

Sendo assim, faça de sua frente de caixa uma diferenciação dentro de sua empresa. Faça desta etapa final – e não menos importante -, o selo de ouro na experiência de seu cliente e assim você estará não somente promovendo a sua empresa como também garantindo um cliente.

Para auxiliá-lo nesta etapa, darei 3 dicas muito eficientes e indispensáveis que, com certeza, farão com que a experiência de seu cliente em sua frente de caixa seja a melhor possível.

1. Oferecer ao seu cliente diferentes opções de pagamento

formas de pagamento

Hoje em dia, as pessoas têm optado, cada vez mais, por não carregar dinheiro em bolsas ou carteiras. Os pagamentos em débito ou crédito são cada vez mais frequentes. Além de tudo, eles contribuem para que a vida agitada que a maioria das pessoas leva seja mais prática.

É claro que sua empresa deve estar atenta a isso. Já pensou que frustrante, para você e seu cliente, perder uma compra por não conseguir efetuar o pagamento? Além de tudo, é bem constrangedor, não é mesmo?

É claro que você também precisa considerar a pretensão das pessoas em efetivar pagamentos no crédito, já que existem dias em que o dinheiro está curto pra todo mundo e não é por isso que você perderá uma venda, estou certa?

Portanto, fique atento na forma como seus clientes gostam de efetuar um pagamento. Além de melhorar a satisfação dele, você estará agilizando o atendimento e evitando filas. Fique atento.

2. Tornar o atendimento mais ágil e satisfatório

Eu já disse isso e vou repetir: Ninguém gosta de fila. Além disso, ninguém gosta de ser mal atendido e seu cliente merece o melhor, já que é ele quem movimenta o seu negócio, estou certa?

Há duas coisas que podem agilizar o seu atendimento:

a) Ter pessoas bem treinadas;

Infelizmente, é muito comum ser atendido por pessoas desqualificadas. Não há coisa mais chata do que ir para o caixa e a pessoa que estiver à frente demonstrar insatisfação, falta de preparo e má vontade.

Por isso, é muito importante que você capacite sua equipe de modo que ela tenha boas técnicas para sempre melhorar a satisfação de seu cliente. Uma pessoa capacitada conseguirá reverter uma experiência ruim em algo melhor. Acredite!!

b) Ter um bom software de gestão;

Os softwares de gestão ajudam a tornar os processos mais simples, práticos, menos burocráticos e mais confiáveis.

É bom que, na hora de finalizar uma compra, a pessoa responsável tenha as informações de que ele necessita, seja rápida, não cometa erros e compreenda o que está acontecendo.

Isto acontece quando se tem o auxílio de um software de gestão integrado. Nenhuma informação passa batida.

3. Simplificar os processos através de um software de gestão

Os softwares de gestão, como já falei agora pouco, são excelentes aliados em se tratando de melhorar a experiência do cliente. Isso porque ele integra informações, a fim de oferecer:

    • flexibilidade;
    • agilidade;
    • eficiência.

Sem contar que, com o auxílio de um software de gestão, você conseguirá emitir notas fiscais com facilidade, mantendo sua empresa dentro da lei e evitando filas, já que isto contribuirá com um atendimento ágil.

E quer saber: já não dá mais para perder tempo e passar vergonha na frente do cliente por causa desses gargalos quando se tem tantas opções, concorda?

O Ético, por exemplo, possui a modalidade PDV que funciona 100% em nuvem, isto é,seu funcionamento é online e pode ser utilizado em qualquer lugar, desde que se tenha um dispositivo móvel – o que não é muito difícil hoje em dia -, certo?

Porém, em alguns segmentos do mercado, as vendas precisam ser feitas mesmo sem internet. Pensando nisso, o Ético atua também no modo off-line de vendas e recebimentos de títulos de clientes.

Deste modo, as vendas, caixa e crediário poderão funcionar normalmente, mesmo sem internet. Você não precisa mais perder vendas por queda no sistema, falta de internet ou por não estar dentro de sua loja.

O Ético PDV funciona através da sincronização entre um servidor local do Ético PDV e o servidor em nuvem do Ético ERP. Isso é interessante para você?

Bom, vale lembrar que é nesta etapa que você terá a oportunidade de ter um último contato com o seu cliente, isto é, saber qual foi a experiência dele, o que pode melhorar, o que está bom e, consequentemente, passar uma boa imagem para ele.

caixa

Se ele tiver uma boa satisfação pelo menos na hora de pagar o produto, pode ser que sua empresa ainda tenha uma chance. Mas, se nem aí ele ficar satisfeito, pode esquecer…

COMO FAZER DA FRENTE DE CAIXA MECANISMO PARA VENDER MAIS?

Agora que você compreende um pouco mais sobre o que é a frente de caixa e como ela pode contribuir na experiência de seus clientes, vale a pena ver como isto pode ajudá-lo também a vender mais.

Isso mesmo!!!

Não é porque o seu cliente já “finalizou” uma venda, que ele não pode comprar algo a mais. Se ele pode desistir, como já vimos, ele pode também desejar mais alguma coisa, concorda?

Bom, até agora eu lhe apresentei o conceito de frente de caixa como o local em que seu cliente finaliza uma compra e isso está certíssimo. Mas ali também pode ser um local em que pequenas vendas acontecem.

Isso porque este é um local que pode atrair a atenção de seus clientes para coisas que, muitas vezes, ficam escondidas, como, por exemplo:

    • chaveiros;
    • revistas;
    • doces;
    • adesivos;
    • essências.

Enfim, isso depende muito do seu segmento de negócio, claro. Mas é bom que você observe o comportamento do seu cliente e veja quais produtos poderão ser organizados neste PDV a fim de gerar mais vendas. Vale a pena investir nisso.

Fique atento à apresentação estética que o ambiente transmite

Tudo bem, é ótimo que você coloque produtos ali no seu balcão/caixa, mas tome cuidado para não abarrotar o local e passar a ideia de um ambiente sujo e sobrecarregado.

O nosso cérebro procura ordem e padrão no ambiente. Por mais que você não perceba isso, é um processo muito natural. Portanto, fique atento à forma como os produtos são organizados e expostos, assim como a combinação de cores e a iluminação.

Lembre-se: menos é mais!!

Invista em um atendimento de qualidade

Eu já disse, mas vou repetir: um atendimento de qualidade faz toda a diferença. Mas, como já bati na tecla das técnicas e da capacitação, quero chamar a sua atenção para a imagem que a sua equipe transmite para o seu cliente.

Isto é, a pessoa que está recebendo este cliente aparenta:

    • Insatisfação?
    • Má vontade?
    • Desmazelo com a aparência?
    • Falta de empatia com os clientes?

Tudo isso influencia muito na qualidade do atendimento e na boa experiência do cliente dentro de sua empresa.

Estimule a compra por impulso

Por fim, a frente de caixa poderá também promover a compra por impulso. Na verdade, este é o local mais adequado.

É ali que você pode colocar as balas, os doces, o objeto de decoração. Isto depende muito da sua segmentação de negócio, como mencionei logo acima. Por isso, vale a pena fazer uma pesquisa de mercado e ver o que atrairia o seu cliente.

Isto é, o que o levaria a uma compra por impulso. Pode ser um cartão, um chaveiro, cartões pré-pagos, kits promocionais ou cartões-presente.

Enfim, isso é algo mais pessoal. O importante é não perder a oportunidade de vender mais.

Viu só! Você acha mesmo que dá para tocar seu negócio sem prestar atenção a estes detalhes? Tenho certeza de que não. Portanto, veja se você está utilizando a melhor forma para otimizar a sua frente de caixa, isto é, se você possui o software certo e tome já uma decisão.

Enquanto você não se decide, a concorrência está sempre se atualizando. Realmente não dá para perder tempo.

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Somos uma empresa de desenvolvimento de software que teve o seu ponto de partida em 2013, abraçando o desafio de desenvolver um sistema flexível e adaptável. Hoje, com escritórios em Maceió e Ji-Paraná, nosso lema é a inovação e o que nos motiva é criar ferramentas gerenciais que impulsionem o negócio dos nossos clientes.

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