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GESTÃO DE QUALIDADE: 4 DICAS PARA AVALIAR A SUA EMPRESA

Você compreende a importância de uma gestão de qualidade? Pois então saiba que isto é é primordial para que uma empresa tenha bons resultados.

Um dos segredos para o sucesso de uma empresa está na forma como ela é gerenciada. Não adianta ter carisma e força de vontade. Se você não tem boas estratégias e não sabe como administrar o seu negócio, mais cedo ou mais tarde ele vai falir.

Isto não é nada otimista, mas é a realidade, todos os anos o número de empresas que fecham é gritante e como a Ético tem um compromisso com você, nossa missão é tornar a gestão de sua empresa cada vez mais prática e eficaz, isto é, te possibilitar uma gestão de qualidade.

Eu escrevi este artigo 4 dicas para você avaliar a sua empresa e verificar quais pontos de sua gestão precisam de atenção. Lembre-se sempre: O sucesso de uma empresa é construído todos os dias.

Você sabe o que é uma gestão de qualidade? Se não sabe, esta leitura é obrigatória.

EM QUE CONSISTE UMA GESTÃO DE QUALIDADE?

Uma gestão de qualidade consiste em saber administrar uma empresa em todos os seus aspectos e funções, seja no planejamentorelações interpessoais, conhecimento de campo, de tecnologia, dos clientes e suas necessidades e principalmente da própria empresa.

Ou seja, empresas de grande, médio ou pequeno porte, devem considerar que, aspectos como o desempenho, produtividade e competitividade envolvem todos os funcionários e a gestão de qualidade deve ter o controle de tudo.

Pois bem, para não perder mais tempo e para que você compreenda melhor o que é uma gestão de qualidade, classificamos os 4 principais pontos de uma gestão de qualidade e, consequentemente, os 4 pontos que você deve analisar em sua empresa.

Vale a pena conferir.

1. Planejamento

Planejamento faz parte de nossas vidas. Nós costumamos planejar o ano, o mês, a semana e também o dia.

A vida moderna exige isso de nós. São tantas atividades, tantas situações imprevistas que nos acontecem que, sem um bom planejamento tudo pode desandar e isto vale principalmente para sua empresa.

Para fazer uma gestão de qualidade, saber planejar é indispensável. Por isso, é importante que você tenha sempre bem definido:

    • Metas
    • Tempo para alcança-la.
    • O modo para alcança-las

Tendo estes três aspectos claros, você precisará estabelecer uma boa comunicação dentro de sua empresa e principalmente a colaboração de todas as pessoas envolvidas.

Não crie um número exagerado de metas. Conheça a realidade de sua empresa e saiba ter visão. Alcançar as metas estipuladas é indispensável, mas se elas não se adequarem à realidade de sua empresa será uma missão quase impossível e isto te dará a ideia de que não está funcionando.

Além disso, na gestão de qualidade, planejamento financeiro e controle de ganhos e gastos são indispensáveis.

Saiba onde o dinheiro está sendo investido. Conheça quais setores realmente precisam desse investimento e o que tem causado prejuízo ao seu negócio.

Esteja sempre atento aos pagamentos que devem ser realizados e seus respectivos prazos, conheça suas dívidas e devedores: Aluguel, luz, água, funcionários, fornecedores e faça sempre o balanço para conhecer seus lucros e erros de gestão.

Fizemos um artigo especial sobre esse assunto, planejamento financeiro não é brincadeira então, vale a pena conferir nossas dicas.

2. Relações interpessoais

relacionamento

É! Relacionamento é mesmo um grande desafio.

Quem almeja uma gestão de qualidade sabe que relacionamentos de confiança são bases de sustentação de um bom negócio.

    • Conheça seus funcionários
    • Verifique se há a colaboração de todos no envolvimento com a empresa
    • Defina bem as funções de cada, para que não haja sobrecarga de tarefas e que não tenha também funcionários além das necessidades da empresa
    • Preze sempre por uma comunicação clara e objetiva.

Conhecer seus funcionários ajudará no processo de formação de equipes. Você precisa saber suas habilidades específicas e em qual setor tais habilidades serão melhor desenvolvidas. Por exemplo:

Se a sua empresa exigir um contato direto com o cliente, a boa comunicação é indispensável, neste caso, pessoas introspectivas não serão as mais indicadas. Além disso, caso sua empresa adote um sistema de gestão empresarial, é preciso que se tenham pessoas dispostas a se adaptarem ao sistema e quem não tem essa boa disposição também não pode estar à frente do cargo.

 

Neste aspecto a gestão de pessoas é indispensável, através disso você poderá estabelecer meios para qualidade de vida no ambiente de trabalho de sua empresa, que por sinal, melhorará o rendimento de seus funcionários.

Além de estabelecer as melhores ferramentas para efetuar tais funções. Vale a pena investir nos relacionamentos. Pessoas satisfeitas em seus ambientes de trabalho produzem mais e com maior qualidade.

3. Conhecimento

Este é um dos fatores determinantes em uma gestão de qualidade. Muito mais que assimilar informações, você precisa conhecer a fio o seu campo de atuação, a sua empresa e o seu cliente.

Conhecer o seu campo de atuação é saber quem são seus concorrentes e o que eles estão oferecendo, uma característica da gestão de qualidade é a competitividade e qualidade, que não consiste em uma “briga de fornecedores”, mas antes de tudo em se destacar.

Destaque o seu negócio oferecendo as melhores alternativas e melhores atendimentos. Use a tecnologia em seu favor: Invista em artifícios tecnológicos de qualidade que te auxilie em todas as funções de sua empresa.

Conhecer a sua empresa é outra técnica eficaz para uma gestão de qualidade.

Você e toda sua equipe precisam ter em mente quem são os seus clientes e suas necessidades. Saber localizar onde estão seus lucros, e o quanto você gasta para produzir e atender as demandas exigidas pelo mercado.

É importante saber também o que o seu cliente pensa sobre sua empresa, seus preços e funcionários. Para facilitar este processo, reúna o maior número de seus funcionários e utilize o Business Model Canvas (BMC), outra ferramenta que destacará sua gestão empresarial.

gestão

Tratando-se de seus clientes, você precisa conhecer suas necessidades, suas dores e seus objetivos. Saiba quais foram os motivos que o levaram a escolher ou não a sua empresa.

Surpreenda-o!

Conheça as tendências do mercado, ofereça de forma única e eficaz o seu produto. Forneça um atendimento de qualidade. Estas informações te ajudarão a ter um planejamento estratégico com ações que alcance as necessidades do seu público alvo.

O maior desafio das empresas é sempre ofertar produtos e serviços que satisfaçam plenamente seus clientes, cobrindo seus custos e garantindo seus lucros. ”

Seus clientes possuem um “problema” e precisam resolvê-lo, torne sua empresa a melhor alternativa para ele.

mercado

4. Inovação

E por último, faça a diferença, mas principalmente, FAÇA DIFERENTE! Inovar é sem dúvidas uma excelente técnica para uma gestão de qualidade.

Não tenha medo de mudanças se elas forem beneficentes para seu negócio. Não pare no tempo.

A tecnologia é uma aliada no destaque e bom desempenho de seu negócio, ela te ajudará no processo de controle e te tornará destaque quando o assunto for gestão de qualidade.

— USE-A!

Além disso não esqueça de investir. Mas claro, saiba investir. Avalie quais são as melhores alternativas para potencializar sua gestão.

Escolha algo que se adapte a necessidade de sua empresa, que seja flexível e eficiente.

Como é o Ético, um sistema de gestão empresarial que vem revolucionando a maneira como os empresários atuam em suas empresas.

Ter a tecnologia como auxílio em sua gestão fará com que você:

    • Diminua gastos
    • Crie boas estratégias de vendas
    • Tenha um bom planejamento financeiro

E controle seus assuntos administrativos, como: Fluxo de caixa, giro de capital, ciclo financeiro, estoque e muito mais. Vale a pena conferir.

Esteja sempre atento e procure saber em qual momento sua empresa precisará de um sistema de gestão empresarial.

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Somos uma empresa de desenvolvimento de software que teve o seu ponto de partida em 2013, abraçando o desafio de desenvolver um sistema flexível e adaptável. Hoje, com escritórios em Maceió e Ji-Paraná, nosso lema é a inovação e o que nos motiva é criar ferramentas gerenciais que impulsionem o negócio dos nossos clientes.

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