Você compreende a importância de uma gestão de qualidade? Pois então saiba que isto é é primordial para que uma empresa tenha bons resultados.
Um dos segredos para o sucesso de uma empresa está na forma como ela é gerenciada. Não adianta ter carisma e força de vontade. Se você não tem boas estratégias e não sabe como administrar o seu negócio, mais cedo ou mais tarde ele vai falir.
Isto não é nada otimista, mas é a realidade, todos os anos o número de empresas que fecham é gritante e como a Ético tem um compromisso com você, nossa missão é tornar a gestão de sua empresa cada vez mais prática e eficaz, isto é, te possibilitar uma gestão de qualidade.
Eu escrevi este artigo 4 dicas para você avaliar a sua empresa e verificar quais pontos de sua gestão precisam de atenção. Lembre-se sempre: O sucesso de uma empresa é construído todos os dias.
Você sabe o que é uma gestão de qualidade? Se não sabe, esta leitura é obrigatória.
EM QUE CONSISTE UMA GESTÃO DE QUALIDADE?
Uma gestão de qualidade consiste em saber administrar uma empresa em todos os seus aspectos e funções, seja no planejamento, relações interpessoais, conhecimento de campo, de tecnologia, dos clientes e suas necessidades e principalmente da própria empresa.
Ou seja, empresas de grande, médio ou pequeno porte, devem considerar que, aspectos como o desempenho, produtividade e competitividade envolvem todos os funcionários e a gestão de qualidade deve ter o controle de tudo.
Pois bem, para não perder mais tempo e para que você compreenda melhor o que é uma gestão de qualidade, classificamos os 4 principais pontos de uma gestão de qualidade e, consequentemente, os 4 pontos que você deve analisar em sua empresa.
Vale a pena conferir.
1. Planejamento
Planejamento faz parte de nossas vidas. Nós costumamos planejar o ano, o mês, a semana e também o dia.
A vida moderna exige isso de nós. São tantas atividades, tantas situações imprevistas que nos acontecem que, sem um bom planejamento tudo pode desandar e isto vale principalmente para sua empresa.
Para fazer uma gestão de qualidade, saber planejar é indispensável. Por isso, é importante que você tenha sempre bem definido:
-
- Metas
-
- Tempo para alcança-la.
-
- O modo para alcança-las
Tendo estes três aspectos claros, você precisará estabelecer uma boa comunicação dentro de sua empresa e principalmente a colaboração de todas as pessoas envolvidas.
Não crie um número exagerado de metas. Conheça a realidade de sua empresa e saiba ter visão. Alcançar as metas estipuladas é indispensável, mas se elas não se adequarem à realidade de sua empresa será uma missão quase impossível e isto te dará a ideia de que não está funcionando.
Além disso, na gestão de qualidade, planejamento financeiro e controle de ganhos e gastos são indispensáveis.
Saiba onde o dinheiro está sendo investido. Conheça quais setores realmente precisam desse investimento e o que tem causado prejuízo ao seu negócio.
Esteja sempre atento aos pagamentos que devem ser realizados e seus respectivos prazos, conheça suas dívidas e devedores: Aluguel, luz, água, funcionários, fornecedores e faça sempre o balanço para conhecer seus lucros e erros de gestão.
Fizemos um artigo especial sobre esse assunto, planejamento financeiro não é brincadeira então, vale a pena conferir nossas dicas.
2. Relações interpessoais
É! Relacionamento é mesmo um grande desafio.
Quem almeja uma gestão de qualidade sabe que relacionamentos de confiança são bases de sustentação de um bom negócio.
-
- Conheça seus funcionários
-
- Verifique se há a colaboração de todos no envolvimento com a empresa
-
- Defina bem as funções de cada, para que não haja sobrecarga de tarefas e que não tenha também funcionários além das necessidades da empresa
-
- Preze sempre por uma comunicação clara e objetiva.
Conhecer seus funcionários ajudará no processo de formação de equipes. Você precisa saber suas habilidades específicas e em qual setor tais habilidades serão melhor desenvolvidas. Por exemplo:
Se a sua empresa exigir um contato direto com o cliente, a boa comunicação é indispensável, neste caso, pessoas introspectivas não serão as mais indicadas. Além disso, caso sua empresa adote um sistema de gestão empresarial, é preciso que se tenham pessoas dispostas a se adaptarem ao sistema e quem não tem essa boa disposição também não pode estar à frente do cargo.
Neste aspecto a gestão de pessoas é indispensável, através disso você poderá estabelecer meios para qualidade de vida no ambiente de trabalho de sua empresa, que por sinal, melhorará o rendimento de seus funcionários.
Além de estabelecer as melhores ferramentas para efetuar tais funções. Vale a pena investir nos relacionamentos. Pessoas satisfeitas em seus ambientes de trabalho produzem mais e com maior qualidade.
3. Conhecimento
Este é um dos fatores determinantes em uma gestão de qualidade. Muito mais que assimilar informações, você precisa conhecer a fio o seu campo de atuação, a sua empresa e o seu cliente.
Conhecer o seu campo de atuação é saber quem são seus concorrentes e o que eles estão oferecendo, uma característica da gestão de qualidade é a competitividade e qualidade, que não consiste em uma “briga de fornecedores”, mas antes de tudo em se destacar.
Destaque o seu negócio oferecendo as melhores alternativas e melhores atendimentos. Use a tecnologia em seu favor: Invista em artifícios tecnológicos de qualidade que te auxilie em todas as funções de sua empresa.
Conhecer a sua empresa é outra técnica eficaz para uma gestão de qualidade.
Você e toda sua equipe precisam ter em mente quem são os seus clientes e suas necessidades. Saber localizar onde estão seus lucros, e o quanto você gasta para produzir e atender as demandas exigidas pelo mercado.
É importante saber também o que o seu cliente pensa sobre sua empresa, seus preços e funcionários. Para facilitar este processo, reúna o maior número de seus funcionários e utilize o Business Model Canvas (BMC), outra ferramenta que destacará sua gestão empresarial.
Tratando-se de seus clientes, você precisa conhecer suas necessidades, suas dores e seus objetivos. Saiba quais foram os motivos que o levaram a escolher ou não a sua empresa.
Surpreenda-o!
Conheça as tendências do mercado, ofereça de forma única e eficaz o seu produto. Forneça um atendimento de qualidade. Estas informações te ajudarão a ter um planejamento estratégico com ações que alcance as necessidades do seu público alvo.
O maior desafio das empresas é sempre ofertar produtos e serviços que satisfaçam plenamente seus clientes, cobrindo seus custos e garantindo seus lucros. ”
Seus clientes possuem um “problema” e precisam resolvê-lo, torne sua empresa a melhor alternativa para ele.
4. Inovação
E por último, faça a diferença, mas principalmente, FAÇA DIFERENTE! Inovar é sem dúvidas uma excelente técnica para uma gestão de qualidade.
Não tenha medo de mudanças se elas forem beneficentes para seu negócio. Não pare no tempo.
A tecnologia é uma aliada no destaque e bom desempenho de seu negócio, ela te ajudará no processo de controle e te tornará destaque quando o assunto for gestão de qualidade.
— USE-A!
Além disso não esqueça de investir. Mas claro, saiba investir. Avalie quais são as melhores alternativas para potencializar sua gestão.
Escolha algo que se adapte a necessidade de sua empresa, que seja flexível e eficiente.
Como é o Ético, um sistema de gestão empresarial que vem revolucionando a maneira como os empresários atuam em suas empresas.
Ter a tecnologia como auxílio em sua gestão fará com que você:
-
- Diminua gastos
-
- Crie boas estratégias de vendas
-
- Tenha um bom planejamento financeiro
E controle seus assuntos administrativos, como: Fluxo de caixa, giro de capital, ciclo financeiro, estoque e muito mais. Vale a pena conferir.
Esteja sempre atento e procure saber em qual momento sua empresa precisará de um sistema de gestão empresarial.