fbpx

AUMENTE A PRODUTIVIDADE DE SUA EMPRESA COM UMA GESTÃO INTEGRADA

Certamente você tem se preocupado em aumentar a produtividade de sua empresa, o que você, provavelmente não sabe é que a gestão integrada é uma grande solução… Vamos falar um pouco sobre isso?

Tudo o que um empresário quer é que sua equipe trabalhe bem, tenha um excelente desempenho, sem que isso lhe acarrete maiores custos. Estou certa?

Pois bem, sabemos que ser produtivo é ser capaz de trabalhar bem em uma quantidade menor de tempo, sem precisar de mais mão de obra, isto é, de custos adicionais.

Se você fizer uma pesquisa pela internet, verá inúmeras dicas para aumentar a produtividade em seu ambiente de trabalho. Estas dicas vão desde como organizar o seu tempo até praticar exercícios físicos.

Isso até funciona, mas somente em um período de tempo determinado, pois exige muito esforço e nem todo mundo está disposto a pagar o preço, concorda?

Mas o que fazer então? Ficar de braços cruzados? Definitivamente, não. Afinal, tempo é dinheiro e, sem dúvidas, você não quer perder.

gestão integrada

Uma pesquisa da Conference Board mostrou que os brasileiros produzem quatro vezes menos que sua capacidade em relação aos trabalhadores norte-americanos.E um agravante deste dado é justamente a falta de investimento em inovação e tecnologia.

Se a produtividade é menor, podemos concluir, com certeza, que o lucro da empresa também é menor.

Já pensou o quanto seu negócio poderia crescer se você pudesse aumentar a produtividade de seus funcionários ao máximo e sem precisar gastar com isso?

Pois bem, se você já investiu muito para que isto acontecesse e, mesmo assim, não obteve um retorno satisfatório, acredite, ainda há esperança. Temos a solução certa para você: Gestão integrada. Sabe do que se trata? Então continue lendo.

O QUE É UMA GESTÃO INTEGRADA?

A gestão integrada é a unificação, isto é, a integração de vários elementos da gestão em um único ambiente.

Quer um exemplo prático?

Alguém que consegue ter acesso às suas vendas, ao seu caixa, ao estoque, ao financeiro e ao desempenho dos funcionários com rapidez e facilidade sem dúvidas possui uma gestão integrada e, consequentemente, um melhor desempenho em suas tomadas de decisões.

Pensando nisso, vale a pena o questionamento: como é o acesso às informações em sua empresa? Como você e sua equipe se organizam para tomar decisões?

Se você está naquele esquema de planilhas ou até mesmo utilizando um sistema para cada departamento de sua empresa, saiba que, além de aumentar o desgaste e o estresse, tudo isso ainda tem grande impacto no desempenho de sua equipe.

E sabe por quê? Ter acesso à informação é primordial para qualquer decisão que você vá tomar. Não é raro ouvir empresários reclamando que perdem muito dinheiro e tempo porque tomam decisões sem ter acesso pleno às informações.

E isso vai desde as finanças, estoque, vendas e estratégias de marketing.

VANTAGENS DA GESTÃO INTEGRADA

É claro que, se a gestão integrada proporciona maior produtividade, já é uma grande vantagem, não é mesmo? Como já conversamos anteriormente, se sua empresa não está produzindo como deveria, certamente as coisas não terão o futuro que você espera.

Mas não é somente isso. A gestão integrada possibilita:

    • diminuição de tempo;
    • economia de tempo e custo com a automação de processos;
    • acesso total e imediato às informações de todos os setores;
    • padronização nos processos;
    • controle de estoque facilitado e potencializado;
    • maior controle sobre as finanças;
    • gestão e projeção de caixa;
    • relacionamento com o cliente, fornecedores, colaboradores e interno otimizado;
    • comunicação sem falhas.

Todas essas vantagens, como já mencionamos – e vale a pena ressaltar -, fazem com que as tomadas de decisões sejam estratégicas e certeiras. Isso porque o sistema emite relatórios que possibilitam o monitoramento dos resultados em tempo real.

gestão integrada

E isto vai desde a rotina da empresa, tais como vendas, funcionários, reuniões, reposição de estoque, até os planejamentos estratégicos, como marketing, estratégias de vendas e afins.

Compreende que é indispensável o acesso a essas informações antes de qualquer decisão? Compreende também que, com a gestão integrada, seus funcionários conseguirão visualizar com mais facilidade as funções que devem desempenhar?

Imagine um funcionário recém-contratado que esteja substituindo alguém. Se ele tiver que perguntar a todo instante como está a situação de um departamento específico para só então cumprir com suas obrigações, o tempo, desgaste e possibilidade de erros são maiores, concorda?

Isso não acontecerá se ele tiver acesso a um sistema de gestão que lhe permita ter acesso a todas as informações necessárias que, por sinal, estarão sempre atualizadas.

COMO TER UMA GESTÃO INTEGRADA?

Se um dos motivos para que o desempenho de um trabalhador brasileiro seja quatro vezes menor que um trabalhador norte-americano é a falta de investimento em inovação e tecnologia, não é de se esperar que a gestão integrada esteja diretamente ligada a isso, não é mesmo?

A gestão integrada se dá com o auxílio de um sistema de gestão empresarial que integra toda a sua empresa e unifica-a em sua plataforma.

Não é de hoje que se tem discutido a importância de um sistema nas pequenas, médias e, principalmente, nas grandes empresas, já que a demanda e o controle de informações são maiores.

O próprio SEBRAE, que é referência de gestão no Brasil, já alertou sobre isso quando revelou a seguinte pesquisa:

Cerca de 96% das empresas fecham as portas nos cinco anos iniciais, 50% desse resultado está diretamente ligado com a falta ou má escolha de um sistema de gestão.

 

Então que fique claro: 50% das empresas que fecharam as portas fizeram-no pela falta de uma gestão integrada.

Mas também é preciso tomar cuidado. A escolha de um sistema de gestão deve ser cautelosa e criteriosa. Antes de implantar um sistema, recomendamos que você liste quais são as necessidades de sua empresa e de quais recursos você dispõe para implantar um software.

Depois disso, avalie o retorno do investimento que o sistema lhe trará e, só então, escolha o melhor software.

É comum que você tenha dúvidas, afinal, nós conhecemos bem os transtornos e impactos que a implantação de um novo sistema provoca em uma organização. Mas também conhecemos alguns critérios que ajudam no sucesso da implantação.

Através destes critérios, sua empresa estará muito mais preparada para bem enfrentar esta grande mudança. Eu garanto.

Se você já possui um sistema, é importante se certificar, também, de que ele está trazendo o retorno desejado.

Se você não consegue enxergar os benefícios que mencionei aqui, certamente seu sistema está antigo e desatualizado e não potencializará a produtividade oferecida pela gestão integrada.

COMO UMA GESTÃO INTEGRADA PODE AUMENTAR A PRODUTIVIDADE DE UMA EMPRESA?

Talvez você ainda esteja se perguntando como a gestão integrada pode aumentar a produtividade dentro de sua empresa. Apesar do que já falamos, ainda posso ser mais específica. Quer saber mais? Pois vamos lá.

1. A gestão integrada reduz tempo

Já parou para calcular quanto tempo você e sua equipe perdem com dados e informações erradas? Ou, ainda mais: quanto tempo vocês perdem com atividades manuais, planilhas e corrigindo erros?

Pois então! Com um sistema de gestão empresarial, você terá todos os processos de sua empresa automatizados, sem erros e desgastes com atividades repetitivas.

Em outras palavras: seus funcionários terão mais tempo e disposição para trabalhar em outras coisas com maior vigor.

2. A gestão integrada oferece precisão nas ações

Este aspecto está diretamente ligado ao fácil acesso às informações, já que o sistema mantém todas as informações atualizadas em tempo real e as disponibiliza para todos os envolvidos.

Além disso, o sistema emite relatórios que dão precisão da real situação da empresa, seja no estoque, no financeiro, seja nas vendas.

3. A gestão integrada padroniza os processos da empresa

Cada empresa possui processos estabelecidos, seja de vendas, projetos, seja de mensurações. Independentemente disso, é importante que os funcionários tenham completo domínio sobre eles e estejam, constantemente, avaliando-os e atualizando-os.

Esta padronização favorece o desempenho da empresa e oferece maior tranquilidade aos funcionários, que saberão sempre como proceder.

4. A gestão integrada reduz custos

Muitos custos se dão pelos desperdícios cometidos todos os dias, seja pelo excesso ou falta de estoque, pelo mal controle das vendas ou do caixa, pelas atividades repetitivas, seja pelos erros cometidos.

Independentemente da causa, a gestão integrada, com o auxílio de um software de gestão, reduz todos estes custos, já que, consequentemente, também evita os erros.

5. A gestão integrada possibilita a mensuração

A chave para a produtividade também está na mensuração, já que é a partir disso que sua empresa obtém o feedback de como as coisas estão se saindo.

Sem saber como está o desempenho das vendas, por exemplo, é difícil saber como as estratégias estão funcionando e, consequentemente, dificilmente se saberá se a produtividade de sua equipe está satisfatória.

Sempre que não observamos resultado em nossas atividades, é comum que o desânimo nos acometa. Com a mensuração, as estratégias serão sempre renovadas e os resultados finais estarão sempre acessíveis à equipe toda.

O sistema de gestão empresarial mensura não somente as vendas, mas também o desempenho de cada vendedor e o relacionamento dele com seus clientes.

Além disso, os sistemas de gestão automatizam processos, reduzem custos, integram departamentos e informações de diferentes áreas, auxiliando na tomada de decisão. Desta forma, as empresas podem elevar o seu nível de produtividade em até 26%, segundo o site Infowester.

 

Share

Somos uma empresa de desenvolvimento de software que teve o seu ponto de partida em 2013, abraçando o desafio de desenvolver um sistema flexível e adaptável. Hoje, com escritórios em Maceió e Ji-Paraná, nosso lema é a inovação e o que nos motiva é criar ferramentas gerenciais que impulsionem o negócio dos nossos clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat