fbpx

METAS DE VENDAS: COMECE 2018 SABENDO O QUE FAZER

Todo ano é sempre igual. Você define metas para sua vida e claro, metas de vendas para sua empresa, estou certa?

O fato é que o ano já está acabando e dentro de alguns dias 2018 estará batendo na sua porta. Provavelmente, assim como eu, você está surpreso pela rapidez com que os dias se passaram.

Mas o pior é que, eu aposto que, mais uma vez, você fez várias metas para sua vida pessoal e não cumpriu:

Este ano eu entro na academia …  Pode confessar, você foi só nos primeiros meses

Este ano eu faço regime …  Sem comentários, não é mesmo?

Este ano eu não bebo mais …  É! Melhor mesmo parar por aqui.

vendas

Não, definitivamente eu não quero jogar nada na sua cara, quero apenas tratar sobre um assunto extremamente importante. Está preparado?

Você alcançou as metas de vendas que planejou para este ano em sua empresa?

Sim! Ótimo, este texto vai te ajudar a melhorar

Não! Tudo bem, você precisa ler este texto

Não é todos os dias que um empresário diz com convicção e segurança, que conseguiu alcançar suas metas de vendas.

E já que esta não é a realidade da maioria dos empresários, achei por bem escrever este texto cujo objetivo é te auxiliar a estruturar da melhor forma possível suas metas de vendas.

Agora chega de enrolação, vamos ao que interessa.

O QUE É UMA META?

Partimos do princípio de que, não dá para conhecer uma coisa sem antes saber o que ela é. Por isso, vamos as definições.

Outbound Marketing define metas como sendo:

Objetivos desafiadores e alcançáveis, portanto, mensuráveis.

Adotei esta definição por 3 motivos:

1. Metas são desafiadoras

2. Metas são alcançáveis

3. Portanto, metas são mensuráveis

OBS: Isso se aplica totalmente as metas de vendas, isto é:

1. Metas de vendas são desafiadoras

2. Metas de vendas são alcançáveis

3. Metas de vendas, portanto, são mensuráveis

Não há vantagens e nem motivos para estipular uma meta de venda, ou melhor, meta nenhuma se esta não for desafiadora.

Aqueles que participarão da parte prática desta meta deve se sentir instigado e motivado para alcança-la, portanto, é necessário que ela apresente desafios a serem enfrentados.

Mas veja só, desafios que vão além das potencialidades de sua equipe de vendas, não é viável e muito menos saudável.

É muito provável que o desânimo tome conta deles e você:

    • Não saia do lugar
    • Perca funcionários
    • Crie problemas desnecessários

Por isso, certifique-se de que suas metas de vendas são desafiadoras, mas acima de tudo, se elas são viáveis. Falarei mais sobre isso mais adiante.

Por último, você deve saber que, se é possível alcançar uma meta de venda, é possível mensurá-la. Isto é, medir os resultados obtidos.

É indispensável que você esteja constantemente avaliando os números que podem ser:

    • De vendas
    • De desempenho
    • De dinheiro

Agora que você já sabe o que é uma meta, é preciso que saiba quais os critérios para definir uma para a sua empresa.

O QUE EU PRECISO FAZER ANTES DE DEFINIR UMA META DE VENDA?

Definir uma meta de venda por definir não te levará a lugar nenhum, como dito popular: Quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve e este, com certeza, não é o seu objetivo, não é mesmo?

Foi o que imaginei.

Pois bem, antes de definir uma meta de venda, ou qualquer meta para sua empresa, é indispensável que você tenha um objetivo. Por isso, tenha sempre em mente a seguinte pergunta: Onde quero chegar?

Através disso você saberá qual melhor meta se encaixa no seu objetivo.

COMO DEFINIR UMA META DE VENDA?

Mediante a tudo que já foi dito, talvez você esteja se questionando a respeito da melhor forma para definir uma meta de venda, pois bem, existe uma fórmula que será de grande serventia na hora de colocar em prática.

Meta = Objetivo + Prazo

    • Objetivo: Aumentar as vendas
    • Valor: Em 15%
    • Prazo: Julho de 2018

Percebem que, para que as coisas se tornem mais acessíveis e alcançáveis, as metas de vendas precisam ser de fácil compreensão, de modo que, ao ser passada para os responsáveis em executá-la, o objetivo a ser alcançado esteja claro.

Por isso, especifique sempre: O que fazer, quanto e quando.

metas de vendas

Agora que você já sabe a base para estabelecer uma meta de venda, mostrarei 3 passos para definir metas de vendas infalíveis. Continue lendo.

3 DICAS PARA DEFINIR METAS DE VENDAS INFALÍVEIS.

Como já conversamos, não adianta estabelecer meta só por capricho, metas precisam ser pensadas, planejadas e estruturadas para, só então, ser colocadas em prática.

Por isso, listei para você, 3 dicas que vão potencializar suas metas de vendas e torna-las infalíveis.

1. Seja simples e objetivo

Sua equipe precisa compreender, visualizar e tocar as metas de vendas definidas. Não tente dar passos maiores que as pernas aguentam. Não se esqueça: o menos é mais.

Antes de entregar uma meta de venda para sua equipe, certifique-se de identificar de forma simples e objetiva:

    • O que eles devem fazer?
    • Como eles farão para alcançar a meta?
    • Como está a atual situação da empresa?
    • Como deve ficar a empresa após a meta alcançada?
    • Quais as atividades que você precisa escalar para conseguir melhores resultados no tempo em que precisa (curto, médio ou longo prazo)?
    • Que ferramentas poderiam aumentar a eficiência?
    • Quais os desafios que seu time pode ter para o processo?
    • Quais instrumentos sua empresa dispõe para alcançar esta meta?

Tendo isto bem definido e elaborado, você já está meio caminho andado.

2. Tenha uma equipe comprometida e preparada

Uma boa forma para alcançar os objetivos listados anteriormente e, consequentemente conseguir uma equipe comprometida e preparada é envolver os responsáveis em atingir a meta da elaboração desta mesma meta.

É muito saudável que você pergunte para seus funcionários o que eles são capazes de entregar, isto é, qual meta eles julgam ser capazes de atingir.

Este diálogo possibilita um maior campo de ideias e faz com que a equipe se sinta mais responsável e engajada no processo.

Por isto, antes de dar ordem e estipular o que deve ser feito, procure motivar e instigar sua equipe a dar o melhor de si de forma que, eles consigam definir esta meta. Uma equipe autônoma produz mais e de forma mais eficiente.

Além disso, esta é uma boa forma de fazer com que sua empresa se sinta responsável pelo crescimento da mesma. É importante que eles se sintam corresponsáveis pelo sucesso e não somente “piões”.

Outro fator importante é investir em treinamento.  “O empreendedor precisa entender que a empresa tem necessidade de conhecimento”, diz o professor da FIA, Antônio Lage Terassovich.

“Noções de gestão de pessoas e de contabilidade, por exemplo, são competências essenciais que o gestor de uma pequena ou média empresa deve possuir.

“Se ele não tem umas das competências, ele tem três alternativas: contrata, terceiriza ou arruma um sócio”, o que não pode é deixar de capacitar a sua equipe

3. Esteja atento ao ambiente externo

Talvez você tenha reparado que, não mencionei a necessidade de conhecer o ambiente interno, isto é, a sua empresa, isso porque, julgo que, você, ao querer definir melhores meta de vendas já conhece as necessidades, dificuldades e potencias de sua empresa.

Se isto não for uma realidade, por favor, de um passo para trás e analise:

    • A sua situação atual no mercado
    • A sua equipe
    • Seus pontos positivos e negativos
    • Suas fraquezas e potencias

Tendo isso em mente e definido, busque conhecer o ambiente externo, isto é, a concorrência, o cenário político e econômico, a situação atual de seus clientes.

Não adiante desenhar metas de vendas, capacitar sua equipe, investir em instrumentos tecnológicos, motivar sua equipe e cumprir uma lista de boas estratégias se tudo isto estiver alheio a realidade a sua volta.

Sua empresa precisa estar preparada para caminhar juntamente com as necessidades e realidades de seus clientes e principalmente estar apta e segura, para enfrentar os desafios da concorrência.

Agora, é só colocar em prática, aposto que definir metas de vendas não é mais uma incógnita a ser decifrada, não é mesmo?

Desejo a você, muitas metas de vendas alcançadas em 2018.

Share

Somos uma empresa de desenvolvimento de software que teve o seu ponto de partida em 2013, abraçando o desafio de desenvolver um sistema flexível e adaptável. Hoje, com escritórios em Maceió e Ji-Paraná, nosso lema é a inovação e o que nos motiva é criar ferramentas gerenciais que impulsionem o negócio dos nossos clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat