fbpx

COMO COMEÇAR UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO PARA SUA EMPRESA

O planejamento financeiro é indispensável para a saúde financeira de uma empresa.

Mas, antes de saber como executar um bom controle financeiro, é importante conhecer seus impactos dentro de uma organização. Continue lendo e conheça tudo que você precisa saber sobre o assunto

Quando um novo negócio nasce, ele vem do sonho de alguém que acreditou na sua própria capacidade em oferecer algo novo para o mundo.

Os empreendedores são pessoas corajosas que se expõem a situações críticas para realizar um sonho.

planejamento

O fato é que, quando a coisa começa a acontecer, as inúmeras obrigações referentes à gestão sobrecarregam o empreendedor e, por falta de planejamento, as coisas desandam. E o mais trágico acontece: o fim de um sonho.

Um negócio pode acabar:

    • por falta de dinheiro;
    • por acúmulo de dívidas ou;
    • por não estar gerando lucro.

Se você já tem seu negócio estruturado, deve entender exatamente do que estou falando. Garanto-lhe que este artigo pode ser de grande valia para a sua empresa.

Mas, se você ainda está na fase de planejamento, precisa ter bem claro em sua mente o assunto de que vamos tratar hoje: Planejamento financeiro.

O planejamento financeiro tem sido muito discutido, não apenas por empresários, mas por toda sociedade. Todos sabemos que o nosso país tem passado por tempos difíceis, mas não dá para ficar de braços cruzados enquanto o cenário não muda.

Precisamos arregaçar as mangas e mudar o cenário da nossa empresa e, consequentemente, estaremos mudando o cenário de nosso país. E aí, o que você acha dessa proposta?

O QUE É PLANEJAMENTO FINANCEIRO?

Certamente você já planejou alguma viagem em família, uma festa de aniversário, um almoço, um jantar. Enfim. Se já fez isso, certamente sabe que para se planejar é preciso de antecipação.

O bom planejamento financeiro projeta tudo que acontecerá com o caixa da empresa em um determinado tempo. É claro que nenhuma projeção é precisa, e é justamente por isso é que nos planejamos.

É assim que você faz previsões, antecipa situações problemáticas e elabora soluções.

Planejamento financeiro é a forma como uma empresa soluciona um problema antes mesmo de ele acontecer. É estar atento a todas as alternativas eficazes para melhorar o desempenho do seu negócio como um todo.

É estar prevenido e preparado para qualquer situação.

planejamento financeiro

Tendo um bom planejamento financeiro, sua empresa estará preparada para lidar:

    • com as sazonalidades do mercado;
    • com os imprevistos;
    • com a crise econômica;
    • com a falta de recursos.

E é para isto que o planejamento serve. Parece exagero, mas não é.

Isso porque o planejamento financeiro afetará diretamente o capital de giro de sua empresa. Ou seja, com um mau planejamento podemos concluir, com certeza, que nada mais dará certo. 

Uma empresa precisa ter objetivos e, se os têm, é mais que necessário que eles estejam bem estabelecidos e que se tenham os melhores métodos para alcançá-los. Do contrário, é inútil tê-los, não acha?

Segundo Chiavenato:

As empresas não trabalham (e nem podem trabalhar) na base da improvisação. Quase tudo nelas é planejado antecipadamente. O planejamento figura como a primeira função administrativa, por ser exatamente aquela que serve de base para as demais funções.

O planejamento é função que determina antecipadamente quais são os objetivos que devem ser atingidos e como se deve fazer para atingi-los da melhor maneira possível. 

EM QUE O PLANEJAMENTO FINANCEIRO AJUDA MINHA EMPRESA?

Essa pergunta, embora pareça óbvia, precisa estar bem clara em sua mente e não só na de quem está começando um negócio.

Se você tiver isto bem fixado na cultura de sua empresa, não pensará duas vezes na hora de reestruturar suas técnicas de gestão quando isto for necessário.

Falo isso porque é próprio dos brasileiros ficar com pé atrás na hora de mudar algumas regras, quero dizer, na hora de fazer alguns ajustes muito empresários tem optado por seguir o fluxo, ver até onde vai dar ao invés de tomar uma medida, mesmo que drástica.

Mesmo que as coisas não estejam indo bem, se você tem um bom planejamento financeiro conseguirá manter sua empresa segura e estável, pois o planejamento te ajuda com:

    • Tomadas de decisão
    • Controle de caixa
    • Desafios econômicos
    • Possíveis erros financeiros
    • Soluções/recursos.

TER UM BOM ORÇAMENTO AJUDA NO PLANEJAMENTO FINANCEIRO

Orçamento e planejamento são coisas distintas, mas que devem andar juntas uma da outra e, principalmente, junto à gestão financeira de sua empresa.

Estes dois aspectos são indispensáveis e vou explicar-lhe o porquê.

Orçamento é aquela coisa básica que você faz com seu dinheiro: é uma espécie de previsão ou estimativa do quanto você tem, o quanto vai gastar e em que vai gastar.

planejamento finan

Nesta etapa, você coloca na ponta do lápis todas as suas despesas:

    • luz;
    • água;
    • energia;
    • aluguel;
    • pagamento de funcionários;
    • internet;

E assim vai…. Nesta etapa é importante que você tenha suas despesas fixas bem definidas.

O desafio é calcular suas despesas variáveis. Isso acontece quando há aumento de produção no mês, que aumenta a mão de obra, a matéria-prima, ou, no caso de horas extras, alguma reforma urgente, enfim.

Sendo assim você deve ter em mente os pagamentos frequentes e pagamentos eventuais, cujo próprio nome já diz tudo.

Os pagamentos frequentes são aqueles que acontecem pelo menos uma vez ao ano, assim como as despesas fixas que nós mencionamos ali em cima.

Já os pagamentos eventuais são aqueles chamados de sazonais, ou seja, os que são realizados em alguma época do ano, como:

    • impostos (IPTU, IPVA);
    • bonificações;
    • décimo terceiro, etc.

Se você ainda não sabe ou tem dúvidas sobre despesas fixas e variáveis, é indispensável que leia nosso artigo sobre a formação de preço de venda. Aqui eu explico bem sobre isso.

Fazer um orçamento é primordial para evitar desperdícios, gastos excessivos ou desnecessários. Saber a quantidade de dinheiro que você possui é saber a quantidade de dinheiro que você pode gastar.

chuva

Deixo aqui duas dicas de ouro:

1. Estabeleça uma margem de gastos:

Margem de gastos é um valor limite. Isso irá ajudá-lo a evitar aquelas despesas desnecessárias, que você sabe que tem e quais são, mas não tem coragem de assumir.

Através da margem de gastos você se sentirá mais motivado e estruturado para corta-las. Acredite!

2. Crie centros de custos em sua empresa:

Isto significa deixar cada setor responsável por fazer orçamentos de forma independente. Esta ação fornecerá um controle financeiro otimizado e ajudará a identificar desperdícios com maior facilidade.

Tendo definido o orçamento de sua empresa, você poderá fazer o tão esperado planejamento.

Isso porque quando você tem o pleno controle sobre todos os gastos mensais do seu negócio, você saberá exatamente o corte de gastos que poderá fazer, o que está sendo desperdiçado e, principalmente, o que precisa de investimento.

E claro, o planejamento é justamente para te auxiliar nos próximos investimentos para que eles sejam benéficos.

O problema das empresas é fazer algo por impulso, ou não fazer nada, isto é, ficar na zona de conforto. Sem planejar, sem investir, sem fazer absolutamente nada.

Com o planejamento financeiro você começa a ter uma visão futurística e atual da sua empresa. Você sabe exatamente quais são as prioridades a curto e a longo prazo e, então, poderá alcançar seus objetivos.

Esta é a forma mais segura e eficaz de se evitar apuros, seja com obrigações a serem cumpridas, com atrasos com pagamentos, seja até mesmo por falta de dinheiro no caixa.

Ter um planejamento financeiro contínuo bem elaborado faz com que você consiga estruturar os seus gastos já previstos pelo orçamento e acompanhar ações futuras, também já definidas na etapa anterior, que serão responsáveis pelo crescimento da empresa.

Sabendo melhor sobre o fluxo de caixa, você poderá formar reservas financeiras e se organizar de forma antecipada para pagar dívidas antes mesmo do prazo e agregar valor e credibilidade à sua empresa.

Além disso, o planejamento financeiro irá deixá-lo preparado para os pagamentos eventuais. Não deixe para pensar neles em cima da hora. Isto poderá causar um furo no seu caixa. Se você sabe que eles virão, esteja preparado para recebê-los. Evite surpresas.

Viu? As vantagens são imensas e espero que você esteja convencido disto.

COMO COLOCAR O PLANEJAMENTO FINANCEIRO EM PRÁTICA?

Para que seu planejamento financeiro seja eficiente, você precisa ter as seguintes respostas na ponta da língua.

O que fazer?

Aqui você precisa definir quais são seus objetivos, ou seja:

    • Quais são os objetivos que você possui para o crescimento de sua empresa?
    • O que pretende fazer?
    • O que se deseja alcançar?

Em outras palavras: Tenha metas.

Como fazer?

Esta etapa consiste em conhecer e estabelecer os meios de que você dispõe para alcançar estes objetivos. Ou seja, você precisa saber responder:

Como vou fazer para

    • aumentar meu patrimônio?
    • Aumentar meu capital de giro?
    • Diminuir os custos de minha empresa?
    • Reduzir os desperdícios de minha gestão?
    • Aumentar a produtividade de minha empresa?
    • Vender mais?

Enfim, dei alguns exemplos, mas isso é com você…

Dica de ouro: faça de seu ambiente de trabalho um ambiente saudável. Sejam os seus funcionários uma equipe em que você confia e tenha um bom relacionamento para que eles o ajudem neste processo. Além disso, crie parcerias.

Quando ou até quando fazer?

Ter datas estabelecidas ajuda a manter as coisas em ordem sem que você precise se desesperar ou tomar decisões precipitadas.

Ter prazos é uma boa estratégia no processo de planejamento financeiro. Além de te manter no chão, você sempre sabe qual próximo passo e qual prazo você tem para executá-lo.

QUERO DEFINIR METAS DE VENDAS QUE FUNCIONAM!

Quem vai fazer?

Por fim, determine quem são os responsáveis pelas ações já determinadas e, se quer um bom conselho: que seja a empresa toda.

Quanto mais gente engajada nessa causa, melhor ainda, é por isso que ter uma equipe engajada faz toda diferença. Fique atento.

PARA UM BOM PLANEJAMENTO FINANCEIRO, TENHA UMA BOA FERRAMENTA DE GESTÃO

Claro que não o deixaríamos na mão. Se você deseja ter um planejamento financeiro infalível, incomparável, objetivo e simplificado, você precisa contar com o apoio de boas ferramentas tecnológicas, como é o caso dos sistemas de gestão empresarial.

Não queira fazer tudo sozinho. Planejamento financeiro não é impossível, mas também não é tão simples quanto parece. Exige tempo, atenção, disposição e muita paciência.

Ético é um sistema de gestão empresarial que se adéqua à realidade de cada empresa, isto é, da sua empresa. Ele é flexível e atualizado.

Com ele, você poderá fazer de suas estratégias financeiras algo tão simples quanto…sonhar com o sucesso de sua empresa.

E sabe por que o Ético é tão eficiente assim?

Além do que já citamos, o Ético faz toda gestão financeira de uma empresa de forma integradagerando relatório das vendas realizadas e suas diversas formas de pagamento: dinheiro, cheque ou cartão.

Este relatório, denominado extrato de contas, é composto por informações como:

    • quanto entrou;
    • como entrou;
    • quando

Além de fornecer informações sobre como o dinheiro foi investido. Por exemplo: X foi depositado no banco, Y foi como pagamento de funcionários, Z foi pagamento de contas fixas, etc.

Estes relatórios também informam o que e quanto a empresa tem para receber e para pagar em um período de tempo e a que este valor está destinado, possibilitando que, por fim, estes valores sejam comparados.

Por exemplo: se nestes relatórios consta que você tem uma dívida de R$ 80.000 e um valor em dinheiro de R$ 50.000, você poderá se planejar sobre como vai conseguir quitar esta dívida.

Outro aspecto positivo do sistema é a possibilidade de conciliar gastos com o valor total de seu capital, fornecida pela função conciliação bancária do sistema, em que toda essa movimentação financeira é analisada e conciliada com o extrato do banco.

E isso é muito positivo para que você tenha o pleno controle da situação financeira de sua empresa.

Nunca foi tão fácil realizar o planejamento financeiro de sua empresa, não é mesmo?

Outras empresas também passaram a usar o Ético e garantem ter sido a solução para os seus problemas referentes à gestão empresarial e você sabe muito bem que ter estratégias financeiras é um ponto muito importante deste assunto.

Share

Somos uma empresa de desenvolvimento de software que teve o seu ponto de partida em 2013, abraçando o desafio de desenvolver um sistema flexível e adaptável. Hoje, com escritórios em Maceió e Ji-Paraná, nosso lema é a inovação e o que nos motiva é criar ferramentas gerenciais que impulsionem o negócio dos nossos clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat