fbpx

SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL: UMA SOLUÇÃO SURPREENDENTE.

rafaela

Meu nome é Rafaela. Trabalho no setor de marketing de conteúdo, na empresa Ético.

marketing de conteúdo é uma ideia nova no Brasil. Não segue aquele estilo invasivo de propaganda. O objetivo principal é ajudar nossos clientes a identificarem e resolverem os seus problemas.

E isso combina perfeitamente com a Ético, que é uma empresa de sistema de gestão empresarial, fundada por Thiago Luiz Rodrigues, em 2012. Está localizada em Recife e em Ji-Paraná e, modéstia à parte, tem apresentado aos clientes um jeito mais eficiente para gestão, cujos resultados são extremamente satisfatórios.

Antes que isso pareça uma carta de apresentação, nós, da equipe Ético, gostaríamos de contar para você, cliente ou não, a nossa experiência em trabalhar na Ético com o Ético. Não entendeu? Continue lendo.

Eu não conhecia a Ético e não tinha a menor ideia do que tratava um sistema de gestão empresarial. Nunca tive muita afinidade com tecnologia. Meu negócio sempre foi ler e escrever.

Quando vi o anúncio – “Tudo que você precisa é escrever e escrever muito” – com a proposta de emprego, fiquei entusiasmada, parecia um sonho. Imagine só o seguinte diálogo:

-Você trabalha?

-Sim!

-Faz o que?

-Ah, eu escrevo!

– …

E é isso mesmo, eu escrevo!

E então vieram a entrevista, os treinamentos e a hora de começar a escrever chegou. Mas, escrever sobre o quê? Escrever sobre sistema de gestão empresarial.

Fiquei assustada, eu não tinha a menor ideia do que se tratava e, para piorar minha situação, tinha tudo a ver com tecnologia. Fiquei com medo, mas, mesmo assim, aceitei o desafio.

Encontrei uma equipe de trabalho muito acolhedora. Thiago, Kamila, Rafael e Gustavo. Todos muito bem dispostos a me ajudar no que fosse preciso. E assim foi. Todas as dúvidas que eu tinha eram muito bem sanadas e da forma mais dinâmica possível.

Quando, por fim, eu compreendi do que tratava um sistema de gestão empresarial e fui conhecendo a plataforma Ético, as coisas foram fazendo sentido. Para mim, hoje, é uma grande satisfação estudar e compreender tudo sobre gestão empresarial para auxiliar nossos clientes.

Minha primeira impressão sobre sistema de gestão empresarial era algo muito complicado, muito distante das pessoas que não eram acostumadas com tecnologia, assim como eu.

Mesmo tendo que escrever sobre as vantagens de um sistema de gestão empresarial, ou até mesmo sobre a necessidade de uma empresa de ter um sistema de gestão empresarial, eu não estava muito convencida. Na minha cabeça, fazer estas atividades de forma manual, mesmo que fosse mais demorado, evitaria muita dor de cabeça.

Porém, quanto mais eu lia, quanto mais a minha equipe me mostrava o sistema, quanto mais eu os via trabalhando, mais a minha concepção mudava. Algo dentro de mim dizia:“Esse negócio é muito importante.” (risos)

Algo ainda me prendia. A adaptação ao sistema era algo que me preocupava. Como estudante de psicologia (outra paixão), eu me incomodava com o fato de que, talvez, algumas pessoas teriam mais dificuldades que outras para manusear o sistema.

Era uma preocupação legítima, e que não era só minha. Conforme eu ia estudando, e investigando, descobri que esta é uma das grandes objeções que afastam as pessoas de alternativas tecnológicas tão eficazes quanto estas que nós oferecemos.

Algo decisivo para mim foi quando vi o Gustavo, “o rapaz do suporte”, auxiliando um de nossos clientes. Como diria os mais velhos: “Santa paciência! ”

Ele atendia todas as ligações, ensinava duas, três, quatro vezes a mesma coisa da melhor forma possível. A certa altura, até eu, que não tinha nada a ver com aquilo, já estava entendendo a coisa. (risos).

Hoje, a minha inquietação não é mais com a maneira como as pessoas vão se adaptar a um novo sistema de gestão, mas, sim, como elas sobrevivem sem um sistema.

A minha vontade é fazer como aqueles vendedores ambulantes: sair de porta em porta, dizendo: “Você já conhece o Ético, um sistema de gestão empresarial…?”.

Mas é claro que a nossa equipe já tem quem faça isso de forma muito eficiente e conveniente: A Kamila Faião, a garota leva jeito para a coisa.  Ela é nossa SDR (Sales Development Representative). Ela faz a prospecção e a qualificação de Leads. Em outras palavras: ela é a pessoa responsável por fazer as pesquisas e identificar as empresas que, possivelmente, precisam do nosso sistema. Ela faz as ligações e as apresentações. A partir de então, nós vamos até nossos clientes.

O Thiago, nosso patrão, é quem vai até o cliente. Através de uma reunião, ele os escuta e identifica todas as suas necessidades e dificuldades para, então, apresentar uma solução na medida certa.

Esta é mais uma vantagem do nosso sistema de gestão empresarial. Ele é flexível e atende a todas as necessidades referentes à gestão que nosso cliente possa apresentar. Não é aquela coisa engessada. Nem pensar! Flexibilidade é o grande diferencial que nós apresentamos às empresas.

E, por fim, nós temos o Rafael, que, além de analista, também é o “rapaz do suporte”, juntamente com o Gustavo, de quem falei ali em cima. O cara tem experiência no assunto. Antes mesmo de trabalhar conosco, ele já mexia com software. Sem contar que ele é um dos pioneiros. (risos)

Todas as minhas objeções foram derrubadas, uma a uma. Eu me convenci de que ter um sistema de gestão empresarial é a melhor solução para as empresas que desejam ser referência no mundo empreendedor.

Hoje, identificando os problemas de nossos clientes, é um grande prazer, para mim, escrever e buscar soluções para eles e, para minha surpresa, o Ético se encaixa em todas elas.

Eu levo muito a sério essa coisa de escrever. É o que chamo de honestidade intelectual.E eu jamais promoveria algo se não sentisse segurança em fazê-lo. E aqui estou eu, alinhada aos objetivos da empresa, empenhando-me em levar aos nossos clientes a melhor informação e o melhor produto.

Posso dizer que o sistema de gestão empresarial Ético também foi uma solução para minha vida. Hoje eu faço o que eu mais gosto, que é escrever e ajudar as pessoas a encontrar solução para seus problemas. Neste caso, a gestão de suas empresas.

Recentemente, eu tive que me mudar para Cuiabá. Mas isso não foi nenhum problema, afinal, nós somos uma empresa moderna e, com o auxílio da tecnologia, eu faço Home Office (aquela coisa de trabalhar em casa) e, por sinal, está dando super certo.


gustavo

Eu, Gustavo, concordo plenamente com o que você disse em relação à empresa Ético. Eu sou analista de suporte, junto com o Rafael. Eu ainda acho que isso aqui é uma brincadeira e que, a qualquer momento, alguém vai sair com uma câmera escondida dizendo que foi uma pegadinha. (risos)

É que o trabalho é gostoso, o ambiente é descontraído, ninguém fica no pé de ninguém. Todo mundo sabe o que tem que fazer e o nosso objetivo é auxiliar nossos clientes a serem destaques no seu ramo.Rafaela, você tem razão.

A entrevista que eu fiz para estar aqui foi muito tranquila. Eu já tinha contato com software de gestão e estava procurando algo exatamente desse jeito. Aqui tudo é muito flexível. Eu percebo a dedicação e o desempenho de cada um e isso é inspirador, sabe?

Você vê que todos estão engajados no mesmo objetivo. Acredito que isso transmite confiança aos nossos clientes, tanto em relação à empresa, quanto em relação ao nosso sistema.

Sem contar que, aqui, todo mundo está sempre estudando, se atualizando e incentivando essa busca por conhecimento. Nós sabemos que nossos clientes querem sempre novidades. Por que não sermos nós a oferecer este novo?


rafael

Falando em novo, eu, Rafael, que estou há mais tempo na empresa, pude presenciar nossas mudanças. A Ético está sempre evoluindo. Quando percebemos que podemos fazer melhor, não ficamos parados, corremos atrás mesmo, porque queremos oferecer o melhor sempre.

Eu sou o responsável por toda a análise antes da implantação do sistema. Faço todo o mapeamento da rotina da empresa, o treinamento dos clientes e, claro, ajudo com o suporte quando o Ético já está instalado.Eu já vim para empresa com uma bagagem grande. Já sabia como era trabalhar com uma equipe. Por exemplo, eu já trabalhava com software há quatro anos e já vou fazer três com a Ético.

Antes, o suporte era feito de forma informal através do Skype. Não tínhamos um feedback preciso dos nossos clientes. Agora nós usamos o Mysuite, uma ferramenta terceirizada que nos auxilia em todo o processo de suporte e, assim, temos uma avaliação precisa do que estamos fornecendo.

Eu fui indicado por um amigo para o Thiago. Eu ainda estava trabalhando em outra empresa de software. Foi estranho no início e eu só aceitei mesmo depois de dois meses.

A entrevista não foi algo pesado, com aquele clima tenso. Muito pelo contrário, foi até bem informal, inclusive. Ele foi até a minha casa e me contou a respeito da história da empresa e os objetivos que ele tinha para o Ético.

Eu e o Thiago temos um relacionamento muito tranquilo, a nossa idade é praticamente a mesma. Então, nossas ideias e objetivos são sempre parecidos e, assim, nós conseguimos estar sempre alinhados.

Sinto-me muito acolhido por todos aqui. Nós nos damos muito bem. Não temos problemas com comunicação e trabalhamos da melhor forma possível para o oferecer o melhor para nossos clientes. Valorizamos muito isso e procuramos sentir as dores deles. Acredito que isso seja um grande diferencial da Ético.

Analisando toda essa evolução, sinto-me motivado a buscar cada vez mais novas ideias e também a me empenhar em satisfazer nossos clientes.

No início, éramos três, disputando um computador e um notebook quebrado (kkkkkkkk). Hoje, nossa equipe está crescendo e a tendência é melhorar cada dia mais.


kamilla

Oi, pessoal! Eu sou a Kamila e minha vivência é muito parecida com a da Rafa. Quando eu vi o anúncio da vaga, fiquei empolgada. Eu já tenho experiência nesse ramo e meu perfil se encaixava perfeitamente no exigido pela empresa.

Eu trabalho desde muito cedo. Então, para mim, não foi nenhum desafio. Eu imaginei que este seria como os meus outros trabalhos. Mas, para a minha surpresa, encontrei uma estrutura extremamente diferente de tudo que imaginei.

Assim como os meninos relataram, o ambiente é descontraído, é saudável. Porém, a forma como a Ético atua é diferente de tudo o que eu já vi. A nossa estrutura é toda elaborada para melhor atender o cliente.

Eu, por exemplo, faço toda uma pesquisa de campo, depois seleciono as empresas que possam estar interessadas e entro em contato com eles através de e-mails. Falo um pouco sobre o nosso sistema, suas funcionalidades e como ele pode auxiliar na gestão empresarial.

Nosso objetivo maior é entender e suprir as necessidades dos nossos clientes,apresentando a eles uma solução personalizada, como já mencionamos.

Eu nunca trabalhei com sistema de gestão empresarial antes, mas, hoje, eu percebo como esta ferramenta é essencial para as empresas e como é arriscado atuar em qualquer ramo sem o auxílio desta plataforma.

A nossa estrutura revela como a empresa é engajada com o que faz e como nós levamos a sério o que fazemos. Não queremos ser como todos os outros. Nós nos esforçamos diariamente para oferecer o que há de melhor para a gestão empresarial. Eu até ouso dizer com segurança: a Ético é uma empresa capaz de dar este melhor.

A Ético não entrega apenas um sistema de gestão empresarial. Ela se envolve com o cliente a fim de oferecer solução para sua empresa com compromisso, eficiência e responsabilidade.


thiago

Eu, Thiago, como fundador, me orgulho muito do que estamos nos tornando. A Ético surgiu através de um sonho de ser um empresário empreendedor no segmento de tecnologia da informação. Esta sempre foi a minha área.

Eu sempre mexi com desenvolvimento de software e o meu objetivo era fazer melhor tudo o que eu já tinha visto em outras empresas. Então, baseado nas experiências passadas, eu pensei na Ético.

O nome Ético veio na época da faculdade, quando ainda estávamos pensando em um nome. Quando estruturei toda minha ideia, eu a apresentei para Vera Rodrigues, empresária da Móveis Amazonas. Ela se interessou, acreditou em mim e quis investir.

Nós começamos em uma salinha muito pequena, 1m x 2m (risos), e lá eu comecei a projetar o nosso sistema. Então, eu chamei o Mizael, que faz parte da equipe de Recife, e ele passou a ser sócio da empresa conosco.

Foram dois anos desenvolvendo o sistema ético. Dentro de alguns meses, o Thiago Oliveira, também de recife, começou a atuar como free lance conosco e, por fim, passou a ser sócio.

Nosso primeiro cliente foi a Vera, juntamente com suas cinco empresas. Em seguida, vieram a Top Com, a Bonfim, também no segmento de móveis, e, assim, as coisas foram acontecendo. Nós estamos alcançando a satisfação de nossos clientes e ganhando espaço no mercado.

Dentro da Ético, atuei em todos os setores: desenvolvimento, análise, implantação, suporte, treinamento, vendas. Só não atuei na parte do marketing, que, embora já estivesse nos meus planos, começamos a investir agora, mas de uma forma inovadora, que é o marketing de conteúdo.

Hoje, atuo na parte comercial. Gosto muito de todos os colaboradores e os tenho como uma segunda família. Eu não consigo me ver trabalhando em outra coisa ou em outro lugar. Gosto muito do que estamos construindo e acredito estarmos no caminho certo.

Nós respeitamos nossos clientes e temos a coragem de apresentar a eles algo inovador. Somos uma empresa jovem. Acreditamos e confiamos no que oferecemos. Nossa equipe é engajada e está disposta a crescer cada dia mais.

Share

Somos uma empresa de desenvolvimento de software que teve o seu ponto de partida em 2013, abraçando o desafio de desenvolver um sistema flexível e adaptável. Hoje, com escritórios em Maceió e Ji-Paraná, nosso lema é a inovação e o que nos motiva é criar ferramentas gerenciais que impulsionem o negócio dos nossos clientes.

WhatsApp chat