fbpx

PORQUE SUA EMPRESA PRECISA DE UM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL?

Compreender que sua empresa precisa de inovação, ajuda muito, mas saber qual tipo de inovação é essa e correr atrás do que é melhor, faz toda diferença.

Quer saber porque sua empresa precisa de um sistema de gestão empresarial? Então a hora é agora. Continue lendo 🙂

Você certamente já ouviu dizer que tempo é dinheiro, não é mesmo? Ouso dizer, então, que tempo, planejamento e conhecimento nas mãos de um bom empreendedor, além de possibilitar uma boa gestão empresarial, são a chave para o SUCESSO.

Dois dos grandes desafios da gestão empresarial de qualidade são conciliar esses aspectos e estar por dentro de todas as demandas de uma empresa: seja no setor de venda, controle financeiro, tomadas de decisões ou até mesmo no relacionamento com funcionários e clientes.

Embora tais funções pareçam excessivas, elas são indispensáveis e não podem ser negligenciadas dentro de uma empresa que tem por objetivo crescer e se destacar no mercado. É isso que você quer para o seu negócio? Suponho que sim!

Uma das queixas mais recorrentes no ambiente empreendedor está justamente relacionada:

    • Ao tempo necessário para executar uma gestão empresarial de qualidade;
    • ao alto custo para manter a empresa sob controle; 
    • ao desgaste que o excesso de funções proporcionam;
    • às falhas de comunicação que ocorrem durante todo o processo da gestão.

Agora, honestamente falando, (não que antes não fosse honesto rs) isso acontece dentro de sua empresa? Você já chegou ao ponto de estar em um total desanimo por causa da gestão de sua empresa, isto é, já perdeu o controle de tudo e quis chutar o pau da barraca?

Bom, devo dizer que isso acontece, mas não posso dizer que é normal. Esta situação, demonstra um grande problema, mas fique tranquilo, porque para isto também há uma grande solução.

agilizar

E se você pudesse simplificar, agilizar e integrar toda sua gestão em um único sistema e dar conta de tudo em um tempo mínimo?

Pois então, deixa eu te contar: Você pode!

Este é justamente o objetivo e função de um sistema de gestão empresarial, que é elaborado na medida de cada necessidade, com o objetivo de:

    • Aumentar a sobrevivência de uma empresa;
    • controlar as atividades;
    • integrar os departamentos;
    • atender às exigências dos órgãos públicos;
    • realizar controle fiscal e tributário;
    • administrar e relacionar dívidas e devedores;
    • aumentar o desempenho dos funcionários
    • melhorar e fidelizar o relacionamento com seus clientes
    • diminuir custos referentes a gestão.

Vamos falar sério, não é exatamente isso que você tem buscado para sua empresa? Eu ouso apostar que sim!

Pois bem, foi exatamente isso o que aconteceu com as indústrias PAR, na cidade de Molin (Ilinois), conforme mostra a autora Elaine L. Appleton em seu livro “How to survive ERP”.

Após um ano utilizando um sistema de gestão empresarial, as indústrias PAR conseguiram fazer com que as entregas na data da programação aumentassem de 60% para 95%os níveis de reserva de materiais e inventários reduzissem em quase 60% e a tramitação dos documentos de uma ordem de produção no chão de fábrica diminuíssem de semanas para horas.

E o melhor de tudo isso é que não é sonho e nem é coisa de Americano. É para você, para sua empresa e para agora.

COMO ISSO FUNCIONA?

O sistema de gestão empresarial integra todos os dados e processos dos setores internos e externos de uma empresa em um mesmo ambiente. Percebe como isso agiliza e torna tudo mais seguro?

Esta capacidade auxilia na comunicação entre os departamentos que, por sua vez, fornece em tempo real as informações necessárias aos:

    • Processos de venda;
    • finanças;
    • pagamentos;
    • controle sobre as ações realizadas.

Muitas empresas até tentam se virar sem o auxílio de um sistema de gestão empresarial e, para isso, elas utilizam vários sistemas isolados para gerir a empresa.

O problema é que vai ser necessário um sistema para cada função a ser realizada, coisa que um único sistema integrado pode fazer com muito mais qualidade.

comunicação

Visivelmente você percebe que a comunicação entre estes sistemas é bem falha, né? E claro, isso afeta o desempenho da empresa e o atendimento ao cliente.

Se um sistema “dá pane”, ou sai do ar, ou não atualiza, é uma dor de cabeça tremenda, isso porque todo o resto será afetado.

Além disso, o custo para manter estes sistemas a longo prazo se tornará prejudicial para o seu negócio, já que as chances de erros são maiores e, como consequência, será gasto mais tempo com trabalhos duplicados, aumentando os gastos para corrigi-los.

Deste modo, o gestor gastará mais tempo com a administração de uma empresa do que realmente é necessário.

Ao usar um sistema de gestão empresarial, a comunicação interna se torna mais fácil e mais engajada. Por exemplo:

O departamento financeiro estará sempre atualizado dispondo de informações precisas a respeito do dinheiro a ser destinado para:

    • Pagamento de impostos;
    • funcionários;
    • luz, água, aluguel;
    • novos investimentos

Assim, você sempre vai estar preparado para as decisões estratégicas que devem ser tomadas e isto vai evitar que seu caixa chegue a situações precárias.

Tomar decisões com o auxílio de um sistema de gestão empresarial é muito mais fácil, rápido e seguro.

Isso porque, o gestor poderá avaliar e acompanhar o desempenho de um funcionário, o departamento de marketing poderá consultar o controle de vendas, assim como um vendedor terá com mais facilidade informações para seus clientes e sobre os seus clientes no momento de um atendimento.

Uma pesquisa realizada pela Andersen Consulting, junto aos CEOs (Chief Executive Officer), mostrou que:

 

67% das empresas que adotaram um sistema de gestão empresarial conseguiram melhorar a exatidão e a disponibilidade da informação necessárias para suas vendas e que 61% também conseguiram uma melhora no processo de decisão dos seus gestores graças ao sistema de gestão.

 

E isso, além de propiciar aos seus usuários uma significativa melhoria no controle das previsões futuras de possíveis problemas, que dificilmente seriam identificados sem auxílio dessa ferramenta.

Essa solução, é boa para você? Porque eu estou convencida de que sim! E aí, já sabe os motivos pelo qual sua empresa precisa de um sistema de gestão?

PORQUE SUA EMPRESA PRECISA DE UM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL?

Existe muitos motivos para que um empresário adote um sistema de gestão empresarial: Melhorar o desempenho da empresa, diminuir custos, solucionar os problemas de gestão.

Se você está em busca de tudo isso, fique feliz por saber que está procurando a coisa certa. Mas muito mais que isso, sua empresa precisa de um sistema de gestão empresarial para:

1. Se destacar no mercado de trabalho

Se você oferece tudo que seus clientes querem e da melhor forma possível, é muito provável que eles além de serem fieis ao seu negócio, vão indicar a sua empresa para outras pessoas.

Cliente satisfeito não só retorna sempre como traz outras pessoas consigo.

2. Reduzir custos de sua empresa

Eu já bati muito nessa tecla, mas vale a pena repetir: Faz a experiência e calcule quantas você tem perdido mensalmente e anualmente com atividades manuais que acarretam erro e que rouba muito tempo de seus funcionários?

Ou mais ainda, quanto você perde com um sistema ruim que não supre as necessidades de sua empresa?

Para te ajudar nessa experiência, dá uma conferida neste artigo e veja como um sistema de gestão empresarial pode diminuir custos de sua empresa de forma significativa.

3. Manter seus funcionários engajados

É muito difícil fazer com que todos os seus funcionários se mantenham engajados e dedicados a sua empresa.

Mas com o auxílio de um sistema de gestão empresarial, você poderá mensurar o desempenho de cada um e dar a eles uma ferramenta que facilite seu trabalho e valorize suas funções.

Trabalhar satisfeito ajuda muito, não acha?

4. Aumentar a segurança de sua gestão

Quem perde informações no meio do caminho, perde tudo. Uma das vantagens da gestão integrada é que ela torna tudo mais seguro:

    • Primeiro: por dar a opção de salvar tudo em nuvem
    • Segundo: por manter as informações sempre atualizadas

5. Agilizar os processos internos e externos de sua empresa

Como eu disse anteriormente, as informações que os setores precisam estão sempre disponíveis em tempo real no sistema de gestão empresarial.

E é justamente a integração que fornece isso. Mesmo que você tenha uma loja em cada canto do Brasil, cada decisão tomada, cada baixa em caixa realizado, estará automaticamente disponível para você e os envolvidos no processo.

6. Melhorar as vendas

Funcionários qualificados + informações sobre produtos e clientes em tempo rela = Maior número de vendas

7. Trazer um alto retorno financeiro

Infelizmente, perdeu-se o costume de analisar o retorno que alguns investimentos trazem para a empresa, isso é tão perigoso.

É perigoso porque você corre o risco de gastar muito e não conseguir suprir este investimento, isto é, não lucrar nada.

Mas com um sistema de gestão empresarial não é assim. Desde que você faça uma boa escolha, lucrar não será mais um desafio.

Para te ajudar nisso, vale a pena saber como escolher um software de gestão para sua empresa

Ao simplificar o processo de produção, vendas e faturamento, sua empresa terá mais condições para se planejar e diminuir gastos, já que haverá melhoria na administração.

O mesmo também ocorre com as decisões a serem tomadas, pois as informações necessárias – sejam de contabilidades, sejam de outros setores -, estão sempre atualizadas, tornando-as extremamente confiáveis.

O sistema de gestão empresarial é a espinha dorsal de uma empresa. Não adianta querer promover o seu negócio sem ter o controle sobre todos os setores, ações e informações.

A tecnologia tem-se aliado à vida profissional e se tornado a chave para o sucesso. Fugir desta realidade é como tapar o sol com a peneira: não resolve.

Você não precisa se multiplicar em dez ou contratar mais pessoas para gerenciar a sua empresa.

Ter um sistema de gestão empresarial resolverá os problemas relacionados ao tempo, lucro, desempenho, erros e à confiança que toda empresa enfrenta.

Conforme o tempo muda, a realidade também muda. E assim, novas necessidades na vida, rotina e trabalho das pessoas são geradas e sua empresa precisa estar adaptada a essas mudanças. Do contrário, ficará para trás.

E, para que isso ocorra, é importante que paradigmas empresariais sejam quebrados. E como isso pode acontecer?

Por meio da adoção de um sistema que auxilie na rápida transmissão de informações e foque na qualidade das atividades diárias que são executadas dentro de uma empresa.

Investir em um bom sistema de gestão empresarial é investir no futuro de seu negócio. Como afirma Chisman:

 

Um bom sistema de gestão empresarial ajuda a superar obstáculos e joga a favor das empresas. É uma oportunidade ótima. Quem compreender essas possibilidades ganhará produtividade e fará a diferença no negócio, ainda mais em momentos de dificuldade econômica, como o atual.

E você, o que tem feito para potencializar o seu negócio? Para tornar a sua empresa mais eficaz e preparada para lidar com as adversidades econômicas e imprevistos do mercado?

A gestão deve ser sempre um ponto de preocupação para um empresário de responsabilidade e, tratando-se disso, não dá para conduzir as coisas de qualquer maneira.

Share

Somos uma empresa de desenvolvimento de software que teve o seu ponto de partida em 2013, abraçando o desafio de desenvolver um sistema flexível e adaptável. Hoje, com escritórios em Maceió e Ji-Paraná, nosso lema é a inovação e o que nos motiva é criar ferramentas gerenciais que impulsionem o negócio dos nossos clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat