fbpx

ENTENDA COMO A TECNOLOGIA PODE SER UMA GRANDE ALIADA EM TEMPOS DE CRISE

Já ouviu aquela conversa de que, o que não mata fortalece? Pois então, é isso mesmo. Quando os tempos de crise se aproximam um empresário tem duas opções:

Ou ele encontra uma forma de inovar e se reerguer, ou ele será obrigado a fechar as portas.

Suponho que a primeira opção seja mais interessante para você, não é mesmo? Então você está no lugar certo. É justamente neste ponto que quero tratar com você hoje. Vamos lá?

Não é de hoje que a crise é uma grande ameaça para os empreendedores. Acredito que a instabilidade econômica é um dos maiores temores de qualquer empresário, já que, se não há vendas, não há perspectiva de crescimento.

Sendo assim, o que se espera de qualquer homem e mulher de negócios é que uma atitude seja tomada, afinal, não dá para ficar de braços cruzados quando há tantas ameaças sobre o seu empreendimento, estou certa?

O fato é que, não se toma uma decisão somente quando o problema bate à porta. Quando isto acontece, um bom empresário já deve estar preparado para ação, isto é, toda empresa já deve estar preparada para lidar com as maiores adversidades econômicas e financeiras.

Sendo assim, talvez você me pergunte: O que devo fazer?

Pois bem, estar antenado nos avanços tecnológicos deixou de ser opcional e passou a ser uma necessidade, uma espécie de kit de sobrevivência de toda e qualquer empresa. E isto não é exagero.

Neste artigo pretendo mostrar para você, empresário, gestor e influenciador, como a tecnologia pode ser uma grande aliada em tempos de crise. Portanto, não deixe de ler.

CRISE X SUA EMPRESA

Como já vimos, não é à toa que a crise é o pesadelo de toda uma população, quanto mais de empresários.

Mas, pensar estrategicamente é um meio eficaz para driblar as situações adversas.  O empresário precisa avaliar as funções que estão sendo exercidas dentro de sua empresa, produzir e cortar gasto sem perder o desempenho.

A boa notícia é que a tecnologia tem sido o braço direito para tais estratégias. Os empresários que entendem isto e fazem bom uso desta arma dentro de sua empresa, certamente têm percebido as vantagens da automatização proporcionada por ela.

De forma geral, a ideia é basicamente substituir processos manuais, repetitivos, que demandam muito tempo, são burocráticos e exigem um número significativo de funcionários por instrumentos tecnológicos que, por sua vez, tornarão todas essas práticas automáticas de modo que se exija menos tempo e se tenha maior agilidade e eficiência.

Além disso, a diminuição da margem de erro é decisiva no ganho da empresa, principalmente durante a crise, não é mesmo? E é isto um dos benefícios que a tecnologia oferece.

Consegue visualizar quão econômica e eficiente pode ser a sua gestão?

Embora pareça não fazer muito sentido a ideia de investir para economizar, o bom gestor precisa ter em mente que este investimento não pode e não deve acontecer do dia para noite.

Mesmo que a tecnologia seja muito eficiente, e ela é, esta decisão deve ser precedida por um bom planejamento financeiro, de modo que a empresa não sofra impactos tão drásticos na hora de investir.

Tenha sempre em mente que isto é, antes de tudo, um investimento que te trará grandes retornos, mas não é por isso que o planejamento está dispensado. Quer saber mais sobre isso? Vamos lá!

A IMPORTÂNCIA DE UM PLANEJAMENTO

 

planejamento

Como mencionei a pouco, não se enfrenta uma crise somente quando ela bate à sua porta. Até porque, se você começar a cortar gastos de forma desordenada, nem um planejamento prévio, isto afetará a satisfação e a experiência de seus clientes em sua empresa.

E isto, por sua vez, fará com que os prejuízos só aumentem. Então você terá que lidar, não somente com a instabilidade financeira, mas também com a crescente perda de seus clientes. Consegue imaginar os impactos negativos, a curto e longo prazo, que isto acarretará em sua empresa?

É por isso que batemos tanto nesta tecla, por isso que procuramos mostrar aos nossos clientes a importância de tornar a empresa equipada e preparada para encarar o que for:

    • crise;
    • concorrência;
    • inadimplência.

Do contrário, seus problemas e dores de cabeça serão cada vez maiores e cada vez mais difíceis de se resolver. Então, porque ficar esperando pelo pior, não é mesmo? Fique muito atento a tudo que quero te apresentar aqui e torne sua empresa preparada para todo e qualquer desafio.

Pois então, eu falei, falei e falei, mas será que você já conseguiu entender para que serve este planejamento? Não preocupa que te explico agora:

    • O planejamento ajuda a evitar gargalos;
    • O planejamento ajuda a enfrentar os imprevistos;
    • O planejamento proporciona soluções antecipadas;
    • O planejamento faz com que você consiga investir constantemente em sua empresa.

Somente uma empresa cujo planejamento é constante, conseguirá estar bem estruturada para enfrentar a crise. O mais importante disso tudo é que você compreenda que, sem esta antecipação não dá para enfrentar nada.

A tecnologia não é mais um gasto, um mal necessário, como dizem, é antes de tudo um investimento indispensável que proporcionará economia, ajudará manter a qualidade da gestão interna e externa de sua empresa, além de garantir a segurança e eficiência que sua empresa precisa, mesmo quando os recursos forem poucos.

Portanto, devo lhe assegurar que, se você sempre usa como desculpas a falta de financeiro para investir em bons instrumentos tecnológicos para sua empresa, certamente precisa começar a pensar em um planejamento eficiente.

Caso contrário, as coisas vão piorar cada dia mais.

A NECESSIDADE DOS INSTRUMENTOS TECNOLÓGICOS DENTRO DE SUA EMPRESA

Agora que você já sabe que, com um bom planejamento é possível investir em tecnologias para a sua empresa, quero te mostrar quão importante ela é para o seu negócio.

Pois bem, com o passar dos anos, a tecnologia tem tomado espaço significativo em todo o mercado de trabalho: lojas, indústrias, empresas de pequeno, médio ou grande porte, comércios. Não há restrições e você certamente já percebeu isso, não é mesmo?

O fato é que a tecnologia não somente torna a rotina de qualquer empresa mais prática, segura e econômica, como também pode ser uma grande aliada em tempos de crise. Digo mais, ela pode ser seu grande triunfo em tempos de instabilidade econômica.

E por causa disso, toda empresa que quer crescer e prosperar tem se adequado às novas tendências tecnológicas. Acho que você percebeu que não tem como ignorar o assunto, não é mesmo? Que ótimo!!

Embora esta realidade já seja senso comum, isto é, todo mundo sabe disso, muitos empresários têm demonstrado grande resistência na hora de investir em tecnologias em sua realidade empresarial com o pretexto contraditório de “estar enfrentando a crise”.

Mas calma, a tecnologia não é a arma que vai justamente ajudar a vencer este período?

E então, infelizmente, o uso de planilhas, sistemas desatualizados ou não integrados estão ainda, sendo muito frequentes na realidade de empresas grandes e com potencial de crescer ainda mais.

Esta resistência precisa ser enfrentada e quebrada.

Hoje em dia, um cliente escolhe uma empresa não somente pela qualidade dos produtos ou por bons preços, mas principalmente pela inovação com que a empresa se apresenta, pela qualidade no atendimento, pela cultura organizacional e boa estruturação de uma venda.

Agora eu pergunto: Como uma empresa oferecerá todos esses requisitos para sua clientela sem dispor de instrumentos que o ajude a ter uma gestão integrada, atualizada e que valorize o relacionamento com o cliente? Impossível!!

quando uma organização não consegue lidar com isso em tempos prósperos, quanto mais conseguirá durante uma crise. A tendência é piorar cada vez mais, concorda?

Uma pesquisa muito interessante do jornal catarinense mostrou que:

O setor de TI parece estar indiferente à crise. De acordo com dados da Acate e da empresa Neoway, o segmento cresceu 15% no Estado em 2015, movimentando em torno de R$ 3,5 bilhões com 2,9 mil empresas.

E isso porque, na crise, as empresas fazem ajustes para que haja mais eficiência nos negócios. E investimentos em tecnologia é inevitável, conforme avaliou Guilherme Bernard, presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate).

Você ainda tem dúvidas da importância da tecnologia na hora de enfrentar a crise?

Para que não reste dúvidas, Carlênio Castelo Branco, presidente da Senior diz:

Manter a competitividade é essencial para a sobrevivência de um negócio. Empresas que investem em tecnologia já caminham um passo à frente das demais. É um custo-benefício que não pode ser deixado de lado por quem vislumbra um futuro sólido.

COMO DEVO EQUIPAR MINHA EMPRESA PARA A CRISE?

Agora que você já sabe que uma empresa capaz de enfrentar a crise é uma empresa que investe em tecnologia, certamente está se perguntando como bem equipar a sua empresa, estou certa?

Pois bem, de fato esta é uma excelente preocupação. Não é porque a tecnologia ajuda que você deve investir na primeira coisa que apareça a sua frente. Tome muito cuidado com isso.

Investir é necessário e saber em que e como investir, é ainda mais. E é justamente por isso que quero te recomendar um excelente equipamento que mudará toda a sua cultura organizacional. E mudará para melhor, claro.

Afinal, qual tecnologia não pode faltar em minha empresa??? Nada mais nada menos que um bom software de gestão.

Por que usar um software de gestão?

A resposta é simples, com um software de gestão você pode fazer mais, com menos. Muito menos.

Embora o valor do investimento em um software seja relativamente alto, é preciso levar em conta que, o retorno financeiro desta tecnologia é, sem dúvidas muito motivador.

É muito provável que, em algum momento, você precisará tomar medidas drásticas, como é o caso da demissão de funcionários. E muito embora isso pareça desesperador, é um processo natural que toda empresa enfrenta, mas que precisa ser bem encarado.

Com o auxílio de um sistema de gestão empresarial, você precisará de bem menos mão de obras para desempenhar suas funções administrativas, isso porque o sistema automatiza todos os processos e integra todas as funções e departamentos.

Isto além de facilitar e agilizar a gestão, a torna mais prática e segura.

Segundo a edição de 2015 da Pesquisa Anual do Uso de tecnologias, elaborada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-Eaesp), somente na última década, para cada 1% a mais de gasto em investimento na área tecnológica nas indústrias de capital aberto, o lucro aumentou 7% em dois anos.

E então, consegue perceber quão importante e necessário é o uso de um sistema de gestão empresarial?

Além disso, o sistema de gestão empresarial contribui com:

    • a gestão financeira;
    • a redução de gastos;
    • controle de estoque;
    • fluxo de caixa;
    • relacionamento com o cliente.

Além disso, Lawrence Koo, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, (PUC-SP) diz que:

Os sistemas podem substituir trabalhos repetitivos e operacionais, o que reduz custos e aumenta a produtividade.

Para ele, utilizar tais ferramentas tecnológicas auxilia no controle das operações realizadas, dando uma visão ampla e em tempo real do desempenho de gestão.

Além disso, o sistema de gestão é:

Uma tecnologia que favorece o relacionamento

A tecnologia é de grande serventia para que as empresas enfrentem a crise, pois ela faz com que o relacionamento com o cliente seja mais próximo e efetivo.

O Ético possui ferramentas que ajudam proporcionar uma experiência agradável para o seu cliente, pois melhoram a comunicação, o atendimento, o acesso ás informações assim como a agilidade em todo processo

E isso não somente com os clientes, mas também com os colaboradores e fornecedores

Deste modo, você poderá tornar a sua marca bem vista e otimiza-la através de uma melhor qualidade nos serviços e rapidez de respostas.

Uma tecnologia que fornece e possui base de dados

Armazenar dados é um processo muito importante para qualquer empresa de qualquer ramo, mas muito mais que armazena-los, é preciso saber utiliza-los da forma que traga mais benefícios para empresa.

Com um sistema de gestão você terá acesso de todas as informações necessárias para analisar a situação de sua empresa e fazer bom uso dessas informações.

Isso porque o software emite relatórios que possibilitam a antecipação das situações que a empresa enfrentará, assim como é a projeção de caixa, possibilitando ações preventivas que evitem possíveis prejuízos.

Uma tecnologia que automatiza todos os processos de sua empresa

Você certamente já sabe quão necessário é a automação de processos. Esta é a forma mais simples e eficiente para levar a inovação para dentro do seu negócio a fim de melhorar todos os processos internos.

E a consequência disso é um melhoramento em toda a sua empresa.

Isso porque você evita prejuízos, perca de tempo, repetição de trabalhos e os erros, que além de manchar a imagem de sua empresa traz inúmeros prejuízos.

Uma tecnologia que pode estar em Nuvem

tecnologia

Se você não conhece os benefícios de um sistema de gestão em nuvem, vale a pena conferir.

Esta é uma excelente alternativa, principalmente para os tempos de crise. O sistema em nuvem contribui, ainda mais com a redução de custos, maior segurança e desempenho do serviço e isso porque o sistema em nuvem oferece armazenamento e backup online

E aí, o que está te impedindo de investir em tecnologia para melhorar sua empresa ainda mais?

Se a sua justificativa é a falta de recurso, quero ressaltar que o retorno sobre o investimento de um sistema de gestão é altíssimo e completamente capaz de cobrir todos os gastos de implantação.

Mas caso você já tenha algum sistema, vale a pena estar atento em sua eficácia. Um sistema de gestão que não atenda às necessidades de sua empresa, trará mais prejuízos que benefícios.

E o que era para ser a solução, será apenas mais um problema. Fique atento! A boa tecnologia não te dá dor de cabeça. Se está dando é porque não é boa.

Portanto, não se acomode. Vivemos na era do conhecimento, uma época em que há excesso de informações e lidar com as mudanças é essencial para qualquer empresa.

É importante avaliar não somente a equipe que trabalha com você, mas os meios que esta equipe tem utilizado. A quantidade de funcionários não é equivalente à qualidade do trabalho. A tecnologia utilizada, SIM!

Usar a tecnologia como meio de vencer a crise é uma forma estratégica que bons gestores, atualizados e informados, têm utilizado para se destacar no mercado. Preservar um bom relacionamento no ambiente de trabalho é primordial. Entretanto, preservar instrumentos tecnológicos que já não atendem às demandas da empresa, NÃO!

Se você quer oferecer para sua empresa uma solução capaz de enfrentar seus problemas de gestão, leve em consideração tudo que te apresentei hoje.

Tenho certeza que, escolher um bom sistema de gestão empresarial fará com que sua empresa cresça de forma segura e constante, mesmo em tempos de crise.

É assim que a Ético trabalha. Temos auxiliado nossos clientes a enfrentar suas deficiências referente a gestão e ter uma estrutura sólida e bem definida para encarar a crise.

Nosso sistema oferece toda flexibilidade que sua empresa precisa e procura se adaptar a sua realidade de negócio a fim de proporcionar a melhor experiência e maior qualidade para o seu negócio.

Se você quiser, pode solicitar uma avaliação técnica para o seu negócio, você não estará fazendo compromisso, mas apenas avaliando as melhores opções para a sua empresa.

Escolher a boa tecnologia, é escolher o sucesso. E foi exatamente isso que o Sérgio da Bonfim fez. Com 12 lojas em 10 cidades diferente, ele teve que procurar a melhor opção para não perder tempo, dinheiro e ver sua empresa acabando aos poucos.

Share

Somos uma empresa de desenvolvimento de software que teve o seu ponto de partida em 2013, abraçando o desafio de desenvolver um sistema flexível e adaptável. Hoje, com escritórios em Maceió e Ji-Paraná, nosso lema é a inovação e o que nos motiva é criar ferramentas gerenciais que impulsionem o negócio dos nossos clientes.

WhatsApp chat